29.1 C
Picos

Plenária de saúde em Vera Mendes — PI discute melhorias para o SUS

#

A Prefeitura de Vera Mendes — PI, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira, dia 24 de março, a primeira plenária de saúde da cidade, reunindo autoridades locais e representantes da sociedade civil, cujo objetivo é discutir políticas públicas para a melhoria do sistema de saúde no município.

O evento que abordou o tema, “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia, Amanhã Vai Ser Outro Dia”, foi realizado no auditório da prefeitura Municipal. No encontro, foram discutidos assuntos relevantes para o avanço da saúde no município, e a escolha dos representantes do município para a IX Conferência Estadual de Saúde.

A Coordenadora da Atenção Básica, Emanuelly Pessoa, que conduziu a plenária, realçou que a iniciativa visa formular e avaliar políticas públicas, visando diálogo e à cooperação institucional entre o poder público e a sociedade, garantindo a participação e o controle social na elaboração e gestão das políticas públicas no município.

Na abertura, a secretária de saúde de Vera Mendes, Andreia Sampaio, destacou a importância do evento para a cidade. “Essa plenária é um momento de diálogo entre a gestão e a população, onde podemos ouvir as demandas da comunidade e trabalhar para atendê-las. A saúde é uma prioridade para a Prefeitura e estamos empenhados em melhorar o atendimento à população”, afirmou.

Em seguida, a presidente do Conselho Municipal de Saúde do município, Fernanda Campos, realizou a leitura do Regimento Interno da Plenária Municipal de Saúde, para todos os presentes, cuja finalidade é definir a organização dos trabalhos.

Na ocasião, a conferencista, DRª Ana Danúsia, ministrou uma palestra que abordou a temática geral da plenária, elucidando sobre a importância de garantir os direitos e defender o Sistema Único de Saúde — SUS.

Posteriormente, o palestrante Dr. Thiago Carvalho, promoveu outra conferência, explanando sobre o papel do controle social, que busca participação da sociedade na administração pública, com objetivo de acompanhar e fiscalizar as ações de Governo, a fim de solucionar os problemas e assegurar a manutenção dos serviços de atendimento ao cidadão.

Após as palestras, divididos em grupos, os representantes do poder público municipal, da sociedade civil organizada, usuários dos serviços e trabalhadores de saúde formularam propostas para a melhoria dos serviços voltados para saúde mental.

Ao final, as propostas foram apresentadas, e os delegados, e suplentes que irão representar o município nos eventos sobre o tema ao nível estadual foram escolhidos por meio de eleição.

Informações e fotos fornecidas por Mariana Campos, veja mais imagens;

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas