23.6 C
Picos

Pipeiros usam bicicleta para fraudar monitoramento do Exército e famílias ficam sem água em Acauã

#

O Exército Brasileiro descobriu mais uma fraude no monitoramento via GPS da operação carro-pipa. Segundo a denúncia, pipeiros estariam utilizando veículos de passeio, como carros, motos e até bicicletas, para fazer o percurso no lugar dos caminhões-pipa cadastrados no município de Acauã, Sul do Piauí, mas sem deixar água nos locais de destino.

“Cada caminhão-pipa tem um módulo embarcado de monitoramento, que é colocado na viatura, lacrado, e é responsável pelo monitoramento do percurso que o veículo faz. Dessa forma, fazemos o monitoramento de todos caminhões-pipa e durante uma inspeção encontramos dois carros sem o aparelho. Eles pegam o equipamento e colocam em carros de passeio, motos e bicicletas, que fazem o trajeto como se tivessem fazendo a entrega da água”, disse o comandante Márcio Costa, tenente-coronel do 25° Batalhão de Caçadores.

O comandante explicou que a qualquer indício de fraude o batalhão abre imediatamente um processo administrativo. “A qualquer suspeita de irregularidade nós iniciamos uma apuração para saber se há indícios de fraude. O pipeiro está sujeito a suspensão temporária ou até exclusão da operação carro-pipa, caso confirmado alguma irregularidade, além de estar sujeito a responder criminalmente se constatado dano”, ressaltou.

Exército faz monitoramento dos caminhões-pipa no Piauí — Foto: Divulgação/Exército Brasileiro

O trabalho é acompanhado semanalmente por equipes do Exército nos locais de distribuição. “Verificamos se o módulo embarcado de monitoramento está no local, se água abasteceu as cisternas, além das rotas que os veículos realizam, exemplo, um carro deixa de entregar a água no dia previsto, nós imediatamente procuramos saber o motivo”, contou.

O estado possui cerca de 300 caminhões-pipa trabalhando no abastecimento de água. O 25° Batalhão de Caçadores atende em média cerca de 100 mil pessoas.

Fonte: G1

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui