Picos atinge 90 dias sem homicídios com ações de inteligência e atuação integrada das forças de segurança

O município de Picos–PI alcançou na última quarta-feira (2) a marca de 90 dias sem registrar mortes violentas intencionais. O dado representa um avanço significativo para a segurança pública, considerando especialmente os cinco homicídios registrados no início do ano, incluindo um relacionado ao tráfico de drogas.

A redução dos crimes de homicídio é resultado de ações integradas entre a Polícia Civil, o 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) e o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI), que vêm atuando com base em inteligência policial, cumprimento de mandados de prisão e investigação qualificada. Todos os crimes de homicídio ocorridos em 2025 foram elucidados, com os autores identificados, indiciados e presos.

Para o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Estanislau Felipe, o número expressivo é reflexo do trabalho estratégico e conjunto realizado pelas forças de segurança. “A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí foi destaque no primeiro semestre de 2025 no combate às mortes violentas. Hoje temos a satisfação de divulgar que completamos 90 dias sem esse tipo de crime em Picos”, afirmou.

A delegada regional de Polícia Civil de Picos, Francineide Fontes, também destacou o papel da integração no alcance desse resultado. “Chegamos a 90 dias sem homicídios em Picos e isso é fruto do trabalho conjunto entre a Polícia Civil e a Polícia Militar, com o apoio irrestrito da Secretaria de Segurança, da Delegacia Geral e da Diretoria de Inteligência. Essa união tem nos permitido obter avanços importantes”, ressaltou.

Os números seguem a tendência estadual de queda nos índices de criminalidade, conforme dados divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública do Piauí.