sexta-feira, 23 julho 2021
Casa / Destaques / Piauí registra alta de 20% no número de mortes violentas durante a pandemia

Piauí registra alta de 20% no número de mortes violentas durante a pandemia

Apesar das restrições de pessoas em 2020, o Piauí registrou alta de 20,1% no número de mortes violentas. É o que aponta dados do Anuário da Segurança Pública, publicado hoje pelo Fórum Nacional de Segurança Pública. Exatas 707 pessoas foram assassinadas ano passado no Estado.

Esse número equivale a quase um homicídio a cada 12 horas. Em 2019, conforme as estatísticas, foram 587 mortes violentas no PI, o que representou um aumento de 20,1%. Esse percentual de crescimento, inclusive, foi o quarto maior do país, atrás apenas de CE(75%), MA(30%) e PB(23%).

Apesar de restrições de pessoas, Piauí teve alta ano passado em mortes violentas (Foto: Ivan Lima/ Portal MN)

Apesar de restrições de pessoas, Piauí teve alta ano passado em mortes violentas (Foto: Ivan Lima/ Portal MN)

Detalhando as mortes violentas, foram 41 foram latrocínios; seis lesões corporais seguidas de morte; sete agentes de segurança e 36 cidadãos mortos em decorrência de intervenção policial. Todas as outras 660 mortes são tratados como números absolutos pela pesquisa.

Nessa questão da letalidade policial, o índice piauiense foi de queda ante 2019, quando 42 pessoas foram mortas. A redução nessa questão foi de 14,5%, a terceira maior do país, perdendo apenas para RJ (-31,8%) e MS (-66,5).

Teresina aparece na lista das 50 cidades do país com maior letalidade policial. Foram 18 homicídios por intervenções policiais ano passado na capital piauiense, uma taxa de 2,1 mortes a cada grupo de 100 mil habitantes. Além disso, a capital piauiense tem letalidade policial maior que a de São Luís, que registrou 1,9 mortes por intervenção policial a cada grupo de 100 mil pessoas.


Fonte: Meio Norte

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

Filha de Freitas Neto, Kiki Freitas, morre durante o parto em Teresina

A filha do ex-governador do Piauí, Freitas Neto,   Maria Cristina Almendra Freitas , conhecida como Kiki …