23.6 C
Picos

Piauí inicia projeto para empregar beneficiários do Bolsa Família no setor privado

#

Projeto do Ministério do Desenvolvimento Social, o Piauí será o piloto em um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) do Governo Federal que dará prioridade de 10% das vagas à contratação de inscritos no Cadastro Único, acima de 18 anos, pelo setor privado. A primeira empresa a celebrar a parceria foi o Carrefour. A assinatura do acordo foi feita pelo ministro Wellington Dias (PT) e aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (24) em supermercado do grupo na zona Leste de Teresina.

Segundo apurou o Cidadeverde.com, apenas na empresa serão inseridos 6 mil beneficiários do Bolsa Família até o final do ano, em todo o Brasil. A meta é que sejam 500 mensalmente. Em Teresina, cinco mulheres já tiveram as suas contratações efetivadas.

Segundo Wellington Dias, entre os candidatos às vagas, as empresas devem priorizar a contratação de mulheres negras, bem como os grupos em situação de vulnerabilidade das vagas ofertadas pela empresa. O ministro disse que a meta é chegar a inserção de pelo menos 1 milhão de beneficiários do Bolsa Família no setor privado, para áreas do terciário, construção civil e turismo.

O Bolsa Família tem hoje 21 milhões de beneficiários.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Para ele, será um mecanismo de romper com o preconceito que ronda aquelas pessoas que são usuárias de programas de transferência de renda.

“E se em cada novo contrato a gente dê uma oportunidade para essas pessoas que mais precisam. Todo precisam de emprego, mas temos que olhar para essas pessoas que nem oportunidade tem, estão na lista dos esquecidos e, agora, vão entrar para a lista dos lembrados e lembradas, não só pelo Bolsa Família, mas pelo emprego e empreendedorismo”, destacou. “Temos uma oportunidade de romper com essa linha de preconceito. Temos histórias de pessoas que um dia dependeram do Bolsa Família e, através da oportunidade, puderam chegar à Classe Média”, disse.

Para fazer a seleção, a empresa terá acesso a lista de beneficiários que estão registrados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) por meio de uma plataforma da Secretaria Nacional de Inclusão Socioeconômica (Sisec) do Ministério de Desenvolvimento Social, onde as vagas abertas serão publicadas.

Os interessados devem se inscrever e passar pelo processo seletivo tradicional.

Há também a ideia de que os beneficiários também sejam inseridos com outros programas do setor privado voltados para aumentar a empregabilidade de pessoas em situação de vulnerabilidade.

A solenidade foi acompanhada pela secretária de Assistência Social Regina Sousa (PT), pelos  deputados federais Merlong Solano (PT) e Francisco Costa (PT), e também pelos deputado estaduais Dr. Vinicius (PT) e pelo presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT).

Os beneficiários que entrarem no programa vão deixar o Bolsa Família. Durante a solenidade, houve o ato simbólico da devolução do cartão do programa para as autoridades com a entrega da carteira assinada às novas profissionais da empresa.

A nova colaboradora da empresa, Márcia Andréia, falou em nome das demais. Com uma carteira de trabalho em mãos, ela destacou a felicidade pela oportunidade de trabalho.

“Estou muito feliz, feliz, vocês não têm noção dos obstáculos que foi para conseguir, nunca trabalhei de carteira assinada e agradeço. Vocês não imaginam a gratidão que estou. A felicidade hoje é meu nome e sobrenome”, disse.

Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas