[ATUALIZADO – 11:05]
A Defesa Civil do Estado do Piauí divulgou uma nota no início da noite deste domingo (8 de abril de 2018) informando o aumento nos ricos de rompimento da Barragem do Bezerro no Município de José de Freitas-PI. A nota foi divulgada após os técnicos encontrarem mais dois locais de vazamento no paredão da barragem, que são maiores do que o que foi encontrado no início da manhã de domingo.
O geólogo José Iran Paiva Felinto, que é o atual secretário de Agricultura e Desenvolvimento de José de Freitas-PI, informou que o rompimento da barragem, se vier a se consumar é por causa de vândalos que retiraram um grande numero de pedras do paredão da barragem.
Durante todo o dia de domingo, máquinas trabalharam nas obras de rebaixamento do sangradouro no intuito de rebaixar o nível do reservatório. Em uma vistoria realizada no final da tarde deste domingo foram constatados mais duas rachaduras no paredão da barragem aumentando ainda mais o risco de rompimento a qualquer momento.
Uma força tarefa e um grupo de crise foram criados para tomar ações em relação ao problema. Uma equipe composta pelo Corpo de Bombeiros, Departamento de Infraestrutura e Transportes, Exército, Secretaria do Meio Ambiente, Defesa Civil, Polícia Militar, Idepi, Prefeitura Municipal de José de Freitas estão monitorando e realizando os serviços de acompanhamento e evacuação das pessoas que moram nas localidades que estão na área de risco.
O deputado federal Fábio Abreu que tem a maioria de seus familiares em José de Freitas-PI, desde a manhã deste domingo se encontra na cidade e já se reuniu várias vezes com os técnicos da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Exército que estão trabalhando na tentativa de evitar o rompimento da Barragem do Bezerro.
O ex-conselheiro do CNJ, advogado Norberto Campelo, que já morou vários anos em José de Freitas-PI, onde ainda tem fazenda, manteve contato com o jornalista José Saraiva, do Saraivareporter.com, por volta 20h55min deste domingo (8) e demonstrou preocupação com a população de José de Freitas em caso de a Barragem do Bezerro vir a romper. Norberto Campelo espera que se vier a ocorrer o rompimento da barragem, mas que não seja registrado nenhum óbito. O ex-conselheiro que é muito respeitado no Brasil, se solidariza à população de José de Freitas, onde ele recebeu título de cidadão daquele Município.
Riscos a Municípios Vizinhos
Segundo o militar, major Rivelino Moura, do Corpo de Bombeiros, a água pode chegar aos municípios de Lagoa Alegre e União, mas com volume pequeno.
O Governo do Estado do Piauí divulgou nota informando que uma força-tarefa foi montada para atuar no diagnóstico e correção da falha verificada na Barragem do Bezerro, no município de José de Freitas-PI. A nota do Governo diz que todas as ações que estão sendo realizadas são repassadas ao Sistema Nacional da Defesa Civil.
Bombeiros afirmam riscos de rompimento
Os bombeiros que se encontram trabalhando na Barragem do Bezerro informaram por volta das 22 horas deste domingo (8 de abril de 2018) que no momento a barragem tem alto indice de ocorrer o seu rompimento. Eles continuam em local estratégico monitorando a situação da barragem e outras equipes continuam trabalhando para tentar evitar o seu rompimento.
Subestação da Eletrobras na Barragem do Bezerro só será desligada se houver necessidade
O funcionário da Eletrobras, Francisco José Pereira dos Santos, conhecido por Castelo que trabalha na agência de José de Freitas, onde também é vereador, informou que a Subestação da Eletrobras que fica próximo ao paredão da Barragem do Bezerro só será desligada se for necessário e será feito por controle remoto diretamente da capital do Piauí (Teresina). Castelo acrescentou que está em contato direto com a Eletrobras em Teresina e o desligamento da subestação só será realizado se for necessário.
Se for confirmado rompimento, água da Barragem do Bezerro vai para o Rio Marataoan
De acordo com informações repassadas por volta das 23h25min deste domingo (8 de abril) ao Saraivareporter.com, em caso de confirmado o rompimento da Barragem do Bezerro, a água que sairá da barragem faz estrago de cerca de 10 quilômetros, pois vai arrastando tudo que tiver pela frente e dai para frente provocará alagamentos. As equipes que estão trabalhando na barragem onde já abriram duas grandes valas no sangradouro afirmam que se for confirmado o rompimento, a água vai para os Rios Lembrada e Pai Luiz e depois cairá no Rio Marataoan. As famílias que moram nas imediações já foram retiradas pelas equipes do Exército que estão trabalhando no caso.
O secretário de Infraestrutura do Município de José de Freitas-PI, engenheiro Mauro Torres informou aos 30 minutos desta segunda-feira (9 de abril de 2018) que a Barragem do Bezerro tem alguns pontos de vazamento no paredão que ameaça o seu rompimento e que neste domingo (8), a engenharia abriu uma comporta da barragem para aliviar um pouco a pressão da água e o sangradouro foi rebaixado e com isso foi forçado o sangramento da barragem que já está sangrando e que está tendo o aumento de volume de água nos Riachos do Bezerro e São Fernandes, exatamente, porque a Barragem do Bezerro está sangrando.
Mauro Torres informou que com o sangramento da barragem, as equipes esperam que diminua a pressão da água nos locais que estão comprometidos no paredão da barragem. O secretário acrescentou que o que a engenharia poderia fazer durante todo o dia de domingo foi feito e que se até a manhã de hoje não ocorrer o rompimento da barragem, as equipes vão retomar os serviços para alargar ainda mais o volume de água que vai sair da barragem. Mauro Torres disse que o Exército e a Defesa Civil retiraram as famílias das áreas de riscos como uma forma de prevenção.
Comandante do Corpo de Bombeiros informa que água aumentou na Barragem do Bezerro
O comandante do Corpo de Bombeiros do Piauí, coronel Carlos Frederico Macedo Mendes informou por volta das 7 horas da manhã desta segunda-feira (9 de abril de 2018) que as águas aumentaram na Barragem do Bezerro com a chuva que caiu na noite de domingo em José de Freitas e que cerca de 45 famílias foram retiradas de áreas de risco em caso se vir a ocorrer o rompimento, que segundo ele continua ameaçado mesmo com o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes formadas pelas Defesas Civil Estadual e Municipal, Exército e Corpo de Bombeiros. O coronel Frederico informou que uma fissura detectada logo no início da manhã de domingo (8) é que mais está preocupando as equipes que continuam trabalhando na Barragem do Bezerro.