24.2 C
Picos

Pernambuco firma acordos de cooperação na área de Segurança Pública

#

O Governo de Pernambuco assinou um acordo de cooperação com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em seu 18º Encontro, realizado no Recife desde a última terça-feira (13). A iniciativa vai permitir a realização de um diagnóstico sobre a atuação dos agentes de segurança pernambucanos, com intercâmbio de dados e metodologias. Na ocasião, também foi formalizada uma parceria com o Instituto Liberta para o aprimoramento das políticas de combate à violência contra crianças e adolescentes.

Segundo o último Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Pernambuco apresenta uma das maiores taxas de mortes violentas intencionais (MVIs) do país: 40,2 por 100 mil habitantes, atrás apenas do Amapá (69,9) e da Bahia (46,5). A taxa é, inclusive, maior que a nacional, que ficou em 22,8 por 100 mil habitantes.

A classificação de mortes violentas intencionais inclui, entre outros crimes, homicídio doloso, feminicídio, latrocínio e morte decorrente de intervenção policial. Pernambuco também ocupa o terceiro lugar em números absolutos de vítimas de MVIs entre 0 e 17 anos: em 2022, foram 194.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, afirmou que a parceria firmada com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com o Instituto Liberta vai permitir que o estado seja mais seguro.

“Vai nos ajudar nas análises dos nossos dados e indicadores e, consequentemente, nos levar a melhorar as nossas estatísticas, para que possamos ser mais assertivos na resposta à criminalidade”, disse a gestora.

O secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, explicou que um dos principais objetivos, com a intensificação da troca de dados entre o governo estadual e o Fórum, é compreender quais são as principais necessidades da área.

“O principal é conhecer o problema, fazer um diagnóstico correto e a partir desse diagnóstico traçar planos de ações e respostas, que em Pernambuco, podem ser diferentes de outros estados. E que até dentro de Pernambuco – o estado é dividido em 26 áreas integradas de segurança – uma área pode precisar de uma abordagem diferente”, contou Alessandro.

Escuta SUSP

Na quarta-feira (14), Carvalho também assinou a adesão do Governo de Pernambuco ao Escuta SUSP. O programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promove atendimento psicológico para profissionais da área vinculados ao Sistema Único de Segurança Pública.

Realizado em primeira etapa para Sergipe, Rio Grande do Norte, Minas Gerais e Distrito Federal, em parceria com as universidades, o projeto será expandido para todo o país a partir de 2025, como explica o secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.

“O Escuta SUSP é a oportunidade de cuidarmos da saúde mental das nossas forças policiais. São embates dia a dia, em que se tem que lidar com a violência. É muito importante cuidarmos da saúde mental das nossas forças policiais”, afirmou Sarrubbo.

Policiais militares, civis e penais, além de bombeiros e peritos, poderão ter acesso gratuito aos serviços do Escuta SUSP. Em 2023, o Brasil registrou 133 suicídios de policiais: o número mais alto da série histórica, iniciada em 2015, segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Via CBN Recife | Reportagem – Lucas Arruda

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas