O penúltimo foragido da Penitenciária Dom Abel Alonso Nuñez, localizada no município de Bom Jesus, a 623 km de Teresina, foi recapturado na noite desta quarta-feira (26). Ruan Pinheiro da Guia, de 28 anos, participou de uma fuga em massa da unidade, junto com outros 16 presos, no dia 19 de fevereiro.
Ruan Pinheiro foi preso por equipes do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) durante a Operação Narke, na cidade de Cristino Castro, após uma denúncia anônima.
Segundo a Polícia Civil, Ruan Pinheiro cumpria pena por crimes como homicídio, receptação e violência doméstica. Ele também é considerado de alta periculosidade e suspeito de pertencer a uma facção criminosa.
“Mesmo de folga, os policiais se deslocaram de Bom Jesus a Cristino Castro e efetuaram a prisão de Ruan, que ainda tentou fugir da abordagem policial, mas foi contido pelos policiais do Denarc”, informou a polícia em nota.
Após ser recapturado, o detento foi encaminhado novamente à Penitenciária de Bom Jesus para cumprir sua pena.
A fuga
Um grupo de 17 presos fugiu da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, no município de Bom Jesus, a 623 km de Teresina, no dia 19 de fevereiro deste ano. Os presos quebraram a grade de ferro e, com o material, destruíram os cadeados.
O Cidadeverde.com apurou que, com uma barra de ferro, os presos conseguiram cortar as grades da cela, sair por uma brecha e ainda quebrar o cadeado de outras quatro celas. Os sistemas de monitoramento por vídeo da penitenciária também não detectaram a fuga.
Fonte: Cidade Verde por Rebeca Lima