34.6 C
Picos

PEC vai permitir que deputados do Piauí assumam cargos em ministérios

#

Um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) vai assegurar que deputados estaduais do Piauí possam assumir cargos em ministérios e secretarias nacionais. A matéria é de autoria do deputado Henrique Pires (MDB) e já foi promulgada pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

Henrique Pires explicou que o objetivo da PEC é o de dar maior flexibilidade para que os parlamentares possam assumir cargos administrativos.

Além de cargos federais, o texto também garante a autorização para que os deputados possam ser nomeados para os seguintes cargos: secretário municipal, governador de território, secretário de estado, chefe de missão diplomática ou cultural temporária, além de interventor municipal e dirigente máximo de Fundação Estatal.

“Essa PEC permite uma maior flexibilidade, uma oportunidade para que um deputado possa ser, por exemplo, secretário do município de Teresina, possa ser secretário de Parnaíba e Picos. Está fazendo política da mesma forma. Se você tiver uma pessoa do estado em Brasília também é positivo”, argumentou Henrique Pires.

O parlamentar disse que a mudança na Constituição do Estado amplia o campo de atuação dos parlamentares estaduais, que antes eram vetadas.

“O cidadão podia ser secretário de Turismo, mas não podia ser presidente da Funasa, não poderia ser secretário nacional do Turismo, isso ajuda muito mais. A PEC é para que os deputados possam assumir esses cargos”, destacou.

Na última semana, o senador eleito Wellington Dias (PT) foi nomeado por Lula (PT) para assumir o ministério do Desenvolvimento Social. Ele já confirmou que terá piauienses na equipe.

A PEC, no entanto, deve facilitar o trâmite para a ida de deputados para cargos municipais, a fim de acomodar suplentes na Casa. Um dos nomes cotados é o do deputado Jeová Alencar (Republicanos). Há a possibilidade de que ele assuma uma secretaria na gestão do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos).

Fonte: Cidade Verde

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas