PEC da escala 6×1 atinge assinaturas necessárias; 4 dos 10 piauienses assinaram

Nas primeiras horas desta quarta-feira (13) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da escala de trabalho 6×1 (seis dias de trabalho, um de descaso) atingiu o quórum necessário para que pudesse começar a tramitar na Câmara dos Deputados.

O projeto é de autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e está gerando grande repercussão nas redes sociais, em razão da proposta afetar diversas classes trabalhistas.

O texto conta agora com 194 assinaturas no sistema interno da Câmara dos Deputados. O registro foi contabilizado na manhã desta quarta-feira (13). Para que a PEC fosse protocolada na Casa eram necessárias no mínimo 171 adesões de parlamentares.

PEC da escala 6x1 atinge assinaturas necessárias; só 4 dos 10 piauienses assinaram - (Arquivo / O Dia)
PEC da escala 6×1 atinge assinaturas necessárias; só 4 dos 10 piauienses assinaram – (Arquivo / O Dia)

O texto da deputada Erika Hilton ganhou forte adesão de partidos mais ligados à esquerda. Segundo as informações, PT se consagra como a sigla que mais teve a adesão de parlamentares. Ao todo, 68 deputados federais petistas manifestaram apoio ao projeto.

Além disso, outros partidos ligados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também assinaram de forma favorável. Todos os 13 parlamentares do PSOL, incluindo a autora, assinaram, bem como 13 deputados federais do PSB.

Adesão de outros partidos

  • União Brasil – 20 deputados;
  • PSD – 15 deputados;
  • Progressistas – 10 deputados;
  • Republicanos – 7 deputados;
  • PL – 1 deputado.
Deputados piauienses que assinaram o texto

Dos dez deputados federais piauienses, seis ainda não se manifestaram sobre projeto de lei apresentado pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) que propõe o fim da escala de trabalho 6 x 1, ou seja, a abolição da escala em que o profissional trabalha seis dias por semana e folga apenas um.

Até agora, apenas os parlamentares Merlong Solano, Florentino Neto, Francisco Costa, e Flávio Nogueira, todos do PT, se posicionaram favorável à PEC.

Com exceção de toda a bancada petista, seis deputados ainda não se pronunciaram sobre o documento, entre eles: Átila Lira (PP); Castro Neto (PSD); Jadyel Alencar (PV); Júlio Arcoverde (PP); Júlio César (PSD); e Marco Aurélio Sampaio (PSD).

Fonte: Portal O Dia