28.4 C
Picos

Palestra abre Semana do Bebê em Caldeirão Grande do Piauí

#

A Prefeitura Municipal de Caldeirão Grande do Piauí, por meio das Secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e a Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, abriu oficialmente manhã desta segunda-feira, dia 28 de novembro, a IV Semana do Bebê, que este ano tem como tema “O olhar caldeirãograndense voltado à primeira infância.”

O evento, realizado no Auditório Maria Santa de Alencar, tem como objetivo central mobilizar a sociedade em favor da promoção e garantia dos direitos das crianças, reforçando a importância de iniciativas, projetos e programas voltados para a primeira infância, faixa etária que vai do nascimento até os 6 anos.

Durante a abertura, além do público alvo, estiveram presentes a vice-prefeita, Zulene Leal, os secretários municipais envolvidos na ação, Raimunda Ribeiro de Assistência Social, Damiana Irene de Educação e Marcos Alencar de Saúde, a vereadora Dalva, além de profissionais das pastas.

Abrindo oficialmente o encontro, a assistente social e articuladora do Selo Unicef no município, Maísa Alencar, destacou que a semana do bebê é instituída no município pela Lei 155, de 13  de outubro de 2014, e faz parte das ações estratégicas propostas pelo Selo Unicef, para melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes.

“A Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social pela primeira infância mais bem-sucedidas do Brasil. Seu principal objetivo é assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A cada edição, ocorrem discussões intersetoriais sobre temas como mortalidade infantil, aleitamento materno, nutrição, gravidez na adolescência e educação infantil de qualidade, dentre outros.” Disse Maísa.

A secretária Municipal de Educação, Damiana Irene, relatou que durante a semana do bebê as políticas públicas em prol da primeira infância são intensificadas. “É uma satisfação está abrindo a nona semana do Bebê, uma data muito importante no calendário do nosso município, uma iniciativa trabalhada diariamente, onde durante a realização é intensificada com ações de políticas públicas em prol da primeira infância. Uma fase muito e importante e decisiva, que vai desde a gestação, passando pelo seu nascimento e desenvolvimento até os seis anos de vida, é uma fase muito importante e decisiva para a vida do ser humano. O adulto que somos é reflexo da criança que um dia nós fomos.” Enfatizou.

A gestora pediu ainda a união enquanto gestão pública e família para proteger a primeira infância. “A gente vem nesse momento por meio deste impacto, gestão e família, efetuando esse acordo para a proteção das crianças, principalmente com a famílias, pois é onde o amor, carinho e afeto predomina, mas infelizmente em alguns casos acontece o oposto, e a gente tem que combater esse tipo de situação. Então, vamos dar as mãos nesse momento, enquanto gestão pública e família, para protegermos esse ser tão indefeso e importante e nas nossas vidas e na nossa sociedade.” Disse.

Na ocasião, a enfermeira coordenadora da Atenção Básica no município, Camila Parente, ministrou uma palestra, com o tema “Cuidados e higiene com o recém-nascido”, onde repassou informações e orientações para o público presente.

Encerrando a planária, foram realizadas a entrega de kits enxovais para o grupo de gestantes do município, e servido lanche para todos os presentes.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas