sexta-feira, 23 julho 2021
Casa / Destaques / PADRE MARCOS | Loja Maçônica empossa novo Venerável Mestre, e Prefeito Valdinar inaugura praça durante a cerimônia

PADRE MARCOS | Loja Maçônica empossa novo Venerável Mestre, e Prefeito Valdinar inaugura praça durante a cerimônia

Na tarde deste último sábado, dia 17 de julho, a Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança n°4139, sediada no município de Padre Marcos, realizou a solenidade posse do novo Venerável Mestre da Loja, e toda diretoria, que irão conduzir os caminhos da instituição durante biênio 2021\2023. A cerimônia aconteceu presença restrita aos membros da loja e seguindo os protocolos de segurança devido às restrições da pandemia do novo coronavírus.

Paralelo a solenidade de posse, a data foi marcada também com inauguração de uma praça, localizada em frente à loja. O novo espaço de entretenimento e lazer denominado de “Praça Boa Esperança”, que recebeu esse nome através de projeto do vereador Antônio Francisco de Carvalho, o Antônio Chiquinho, foi arborizado, recebeu iluminação, bancos e ainda a instalação de um Obelisco, e símbolos da instituição.

O descerramento da placa foi realizado pelo prefeito José Valdinar da Silva, juntamente com integrantes da maçonaria e uma comitiva composta por secretários, vereadores, e membros da gestão.

Em discurso, o prefeito Valdinar Silva enalteceu o trabalho social realizado pela maçonaria no município, e reafirmou seu apoio com a loja. “O trabalho da maçonaria hoje é grandioso, principalmente na questão da igualdade e fraternidade, e dessa forma é com muito orgulho e dever cumprido que entregamos essa praça hoje, que foi reivindicada por Antônio Chiquinho e o irmão Zé Aquiles, Me coloco a administração em prol do que precisarem, sou amigo da maçonaria, admiro e sei dos caminhos que levam excelentes homens a entrarem por essa porta e se tornarem melhores ainda, pelo ensinamentos repassados”. Frisou.

Valdinar destacou ainda, que a Praça inaugurada foi a primeira parte de todo um complexo que será entregue em um período de cerca de quinze dias, e que mais obras serão realizadas nas proximidades da loja. “Estamos entregando apenas a primeira parte do complexo, onde em quinze dias estaremos entregando todo o restante, uma praça muito linda e que será um cartão postal da nossa cidade, informar também que estaremos entregando no mês de setembro também aqui nas proximidades da loja, uma importante obra que é pavimentação poliédrica da rua localizada por trás da instituição.” Disse.

Logo após a inauguração foi realizada oficialmente de forma restrita, a posse do Novo Mestre Venerável, Antônio Francisco de Carvalho, que sucede o ex-mestre venerável José Aquiles da Silva. No mesmo momento, em outro espaço da loja, aconteceu a solenidade de posse da nova diretoria da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, que terá como presidente, Maria Luzimar de Carvalho.

Com as diretorias devidamente empossadas, foi realizada a última solenidade noite. Iniciando com homenagens aos convidados de destaque, que colaboraram com a Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança, foram agraciados com o Diploma de Amizade da Maçonaria Piauiense. Entre os homenageados, estiveram o prefeito Valdinar Silva e o senhor João de Macedo Neto, que fez a doação de um terreno localizado ao lado da sede da maçonaria.

Posteriormente, foram realizados os pronunciamentos. Abrindo os discursos a nova presidente da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul Acácia da Boa Esperança, Maria Luzimar de Carvalho, considerou-se muito honrada com sua eleição. “Meu sentimento hoje é de muita alegria e muita responsabilidade pelo cargo que estou assumindo. Mas estou confiante no trabalho das nossas irmãs fraternas. Que possamos trabalhar juntas e continuar unidas para desenvolver o nosso trabalho de filantropia, social. Com nossa ex-presidente Darlene tínhamos muitos projetos sociais belíssimos, mas veio a pandemia e tivemos que parar. Mas iremos dar continuidade a esse trabalho belíssimo. Parabenizo também o ex venerável Zé Aquiles, que tão bem conduziu os trabalhos aqui na Maçonaria, com muito amor e dedicação. Sabemos que tudo que é feito com amor tem sucesso, e essa loja, com tão pouco tempo, está belíssima. Agradecemos também ao prefeito Valdinar por toda contribuição, por sempre estar apoiando a Maçonaria”. frisou.

A presidente estadual da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul, Janelma Rocha Holanda, em um discurso bastante emocionante valorizando a união e a família, agradeceu ao prefeito Valdinar pela colaboração com a loja do município. “O prefeito Valdinar fez uma coisa muito importante para a família maçônica, que foi o nosso obelisco. Uma cidade fica forte, quando prefeito é forte e se preocupa com a comunidade. E assim somos nós família maçônica, nos preocupamos com as pessoas, com nossa família sanguínea, com nossa família maçônica, e estamos irmanados para ajudar não só na caridade, mas na filantropia, que é proporcionar o bem estar social e a qualidade de vida das pessoas”. relatou.

O prefeito de Padre Marcos falou sobre o crescimento da loja, parabenizou os novos líderes, e reafirmou que sua gestão segue disponível a apoiar o trabalho maçônico no município. “Aqui em Padre Marcos a loja cresceu bastante e, na administração de Zé Aquiles e Darlene, deu um passo muito importante na organização, principalmente na Comunidade Fraterna Feminina. O trabalho foi brilhante. E hoje, está sendo passado o cargo para outro casal, Antônio Chiquinho e a Luzimar, a quem parabenizo. Quero reafirmar que a nossa gestão está de braços abertos, na medida do possível, para contribuir no que for”. Disse.

O ex-mestre venerável, José Aquiles, externou sua gratidão com a instituição. “Gratidão é a palavra chave. Agradeço a Deus por ter me dado o discernimento necessário para conduzir os trabalhos de nossa oficina até os dias de hoje, a minha família que sempre entendeu o meu ofício e esteve comigo nessa caminhada, a parceria com as entidades paramaçônicas, a Fraternidade Feminina na pessoa da minha esposa Darlene Moura de Araújo e o Capítulo José de Moura de Leal, na pessoa do Mestre Conselheiro Deivid Macedo, pelo excelente trabalho que desempenham nas ações sociais em nossa comunidade. Temos orgulho de nossa Fraternidade que tanto contribui para o engrandecimento de nossa Oficina, altamente participativa e colaboradoras das ações sociais desenvolvidas pela loja. Ao Capítulo José de Moura Leal, futuro de nossa loja, deixo aqui o meu agradecimento por terem absorvido os ensinamentos dos membros da loja patrocinadora, notadamente quanto ao trabalho e as ações filantrópicas. Por fim, desejo tranquilidade e sucesso ao irmão Antônio Chiquinho na condução dos trabalhos de nossa oficina. O irmão não foi eleito por nós, mas, aclamado e isso só é possível devido a harmonia que reina entre os membros da Acácia da Boa Esperança.” Explanou José Aquiles, que também agradeceu ao doador do terreno da loja, João de Macedo Neto, e ao prefeito Valdinar pelos esforços em ajudar a instituição.

O mestre venerável, Antônio Chiquinho, realizou seu primeiro pronunciamento dizendo que assume um grande missão. “Direcionando-me a minha esposa Luzimar, quero dizer que estamos assumindo uma missão árdua, mas sei da responsabilidade que você tem, sei da minha reponsabilidade. E com a ajuda de todas as fraternas e irmãos, em 2023 estaremos entregando isso aqui nas mãos de outro casal, com o sentimento de dever cumprindo. Vamos lutar e tenho certeza que não vamos decepcionar. Estou aqui para dar seguimento ao excepcional trabalho que Zé Aquiles fez. Todas as palavras direcionadas a ele são poucas, pois ele é extraordinário e faz maçonaria com amor. Agradeço ao prefeito Valdinar, você sabe da consideração que tenho por você e sei da que tem por mim. Não tenho dúvida de que quando precisarmos de você, fará o possível para nos ajudar. Ao João Neto, a gratidão de toda a nossa loja, pelo seu ato de benevolência e grandeza, meu muito obrigado em nome de todos que fazem parte da Loja Maçônica Acácia da Boa Esperança”. Comentou.

Presente no evento, o Grão-mestre Estadual do Oriente do Brasil (GOB-PI), Noel Holanda, fez um breve resumo da atuação maçônica na sociedade e agradeceu . “A maçonaria tem dois fins, primeiro é melhorar o que já é bom. Nós procuramos no meio social o que já é bom, lapidamos essa joia e aperfeiçoamos. E esse homem melhorado no social, vai influenciar para o bem. O segundo objetivo é que todas as nossas ações e condutas são voltadas ao social, sobretudo aos mais necessitados. É isso que fazemos, fazemos o bem,” concluiu Noel Holanda destacando a importância da Fraternidade Feminina, e agradecendo às integrantes da fraternidade de do município.

Ao final, aconteceu um momento de confraternização, quando foi servido um jantar para todos os presentes. Participaram da sessão além de membros maçons da Loja Acácia da Boa Esperança, DeMolays, maçons membros de outras lojas maçônicas da região, integrantes da Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul “Acácia da Boa Esperança”, autoridades como o presidente da Câmara Municipal, vereador Irmão Adão, o vice-prefeito Valdo Benedito, a secretária de Administração Thuany Mikaela, o secretário de Finanças, Orlandio Carvalho, os vereadores Iranildo Francisco e Manoel Neli, o ex-prefeito Dr. Raimundo Vieira, a engenheira civil Williane Kelly, diretora do hospital, Ágda Érica, e demais convidados.

Fotos;

Sobre Mateus Ribeiro

Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.

Verifique também

Filha de Freitas Neto, Kiki Freitas, morre durante o parto em Teresina

A filha do ex-governador do Piauí, Freitas Neto,   Maria Cristina Almendra Freitas , conhecida como Kiki …