As seleções de Padre Marcos e Paulistana farão a grande decisão da V Copa AMVI de Futebol Amador no próximo sábado (8), no Estádio Malhadão, em Belém do Piauí. A final reunirá duas equipes que tiveram campanhas consistentes ao longo da competição e chegam à decisão com o objetivo de conquistar o principal título do futebol amador do Vale do Itaim.
Para Padre Marcos, a decisão tem um significado especial. A seleção alcança a final da Copa AMVI pela primeira vez em sua história e busca um título inédito. Já Paulistana disputará sua terceira decisão na competição. A equipe foi vice-campeã na edição inaugural, em 2022, conquistou o título em 2023 ao vencer Caridade do Piauí por 4 a 1 na final e agora volta a disputar a taça em 2026, consolidando-se entre as seleções mais tradicionais do torneio.
Além da disputa pelo título, as seleções já asseguraram vaga na fase eliminatória da Supercopa APPM de Futebol Amador. A competição reúne os campeões e vice-campeões dos torneios organizados pelos territórios de desenvolvimento do Piauí e tem como objetivo apontar a principal equipe do futebol amador do estado. Com a classificação garantida, os dois finalistas representarão o Vale do Itaim na disputa estadual, enfrentando seleções de outras regiões piauienses em busca do título de melhor equipe de futebol amador do Piauí.
Semifinais
As vagas na decisão foram conquistadas após confrontos equilibrados nas semifinais. Padre Marcos enfrentou Acauã e empatou os dois jogos por 1 a 1. Com a igualdade no placar agregado, a classificação foi definida nos pênaltis, onde a equipe venceu por 4 a 3.
Do outro lado, Paulistana empatou sem gols com Simões no jogo de ida e confirmou a classificação na partida de volta ao vencer por 2 a 0 diante de sua torcida.
A grande final
A programação da final terá início às 17h com a cerimônia oficial de encerramento da competição. A partida decisiva está marcada para as 18h e deve reunir torcedores de diversos municípios da região para acompanhar o confronto que definirá o campeão da quinta edição do torneio.
O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itaim (AMVI) e prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, destacou a importância do momento para o esporte regional e convidou a população para prestigiar a decisão.
“Quero convidar todos os amantes do futebol, nossa população, os colegas prefeitos, vereadores, secretários e desportistas de toda a região para estarem conosco na grande final da V Copa AMVI. Tenho certeza de que faremos uma grande festa do esporte, celebrando tudo o que construímos ao longo desta competição”, afirmou.
O coordenador da competição, Eduardo Abrão (Dudu), ressaltou o equilíbrio entre os finalistas e a expectativa para o encerramento da edição.
“Chegamos à final com duas equipes que fizeram campanhas consistentes e demonstraram um excelente nível técnico durante toda a competição. Acreditamos que será um grande espetáculo para o torcedor”, destacou.
Premiação
A V Copa AMVI distribuirá R$ 80 mil em premiação, contemplando campeão, vice-campeão e destaques individuais. Integrante da Supercopa APPM de Futebol Amador, a competição conta com apoio do Governo do Estado do Piauí, da Federação de Futebol do Piauí (FFP) e da Associação Piauiense de Municípios (APPM), consolidando-se como uma das principais vitrines do esporte amador piauiense.
