26.6 C
Picos

PADRE MARCOS 59 ANOS | Lançamento do projeto regional OAB Itinerante abre programação do aniversário da cidade

#

Foi oficialmente aberto na manhã deste sábado, dia 14 de janeiro, na Câmara Municipal de Vereadores, a programação alusiva ao aniversário de 59 anos de emancipação política administrativa do município de Padre Marcos — PI, também conhecida como a terra Berço da Educação Piauiense.

O cronograma de atividades, iniciou-se com o lançamento do Projeto “OAB Itinerante”, iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil — Subseção de Picos, em parceria com a Prefeitura Municipal, a fim de fortalecer os laços da advocacia, promovendo maior interação e iniciativas com foco na população.

Inicialmente, foi realizada uma solenidade de abertura, que contou com a participação do prefeito do município, José Valdinar da Silva, acompanhado da primeira-dama, Edilene Macedo, o vice-prefeito, Valdo Benedito, o presidente da Câmara, Iranildo da Silva, o presidente da OAB Subsecção de Picos, Dr. Maycon Luz, o Assessor Jurídico, Dr. Felipe Rocha, o Secretário-Geral da OAB Subseção de Picos, Dr. José Benedito, o conselheiro estadual da OAB, Herval Ribeiro, advogados de toda à região, secretários, vereadores, demais autoridades, e a comunidade em geral.

Em discurso, o prefeito Valdinar Silva, falou da satisfação em sediar o lançamento do projeto OAB Itinerante. “Agradecemos a todos pela presença, nosso aniversário da cidade de 59 anos está começando hoje com o pé direito. Deixo aqui minha gratidão ao presidente da OAB Subsecção de Picos, Dr. Maycon Luz, por essa estima, a OAB Itinerante, um projeto audacioso que vai se estender as oito comarcas, e somos gratos por iniciar justamente pela Terra da Boa Esperança. Por fim, falar da importância desse projeto, uma ação extraordinária ara tratar de assuntos especiais relacionados aquelas pessoas que mais precisam e de atender a população, parabéns a todos os envolvidos.” Destacou.

O Assessor Jurídico, Dr. Felipe Rocha, enalteceu a realização do projeto OAB Itinerante. “É motivo de grande alegria que neste dia temos dois marcos especiais. O primeiro é a gente está dano início através da OAB a esse lindo projeto, onde Padre Marcos está sendo o pontapé inicial, e que com certeza trará muitos frutos para a advocacia e a sociedade. E o segundo é a abertura dos eventos comemorativos aos 59 anos de emancipação política administrativa de Padre Marcos. Então, são dois marcos especiais e temos a honra de estarmos presentes nesse dia que ficará marcado na história. No ensejo, quero agradecer a OAB de Picos, na pessoa do presidente, Maycon Luz, e da vice-presidente, Yana Moura. Dizer que esse é um projeto de suma importância, pois concretiza uma das missões mais nobres da advocacia, a defesa dos direitos dos mais vulneráveis por meio de atendimentos qualificados, além de aproximar a OAB dos advogados e da sociedade. Também gostaria de agradecer ao prefeito Valdinar que desde o início se colocou a disposição ofertando toda estrutura necessária, e ao presidente da Câmara, Iranildo, que abriu as portas da Casa do Poder Legislativo, disponibilizando todo suporte”. Disse.

O Secretário-Geral da OAB Subseção de Picos, Dr. José Benedito, deixou uma mensagem de agradecimento. “Meu sentimento nesse momento é de gratidão a Deus por representar a minha cidade como secretário-geral da maior subseção do interior do estado, e na abertura desse projeto que visa aproximar a OAB dos advogados e da população, faz com que o compromisso que assumir seja renovado.” Frisou.

Dr. José Benedito, disse que o momento entra para a história de Padre Marcos, pois é a primeira vez que a sede da Subseção da OAB é instaurada na cidade. “A OAB Itinerante em Padre Marcos fortalece os advogados e assim facilita que trabalhemos todos juntos em prol da cidadania e da advocacia, uma ação entra para a história de Padre Marcos, pois é a primeira vez que a sede da Subseção é instaurada na cidade. Uma grande demonstração de compromisso do nosso presidente Dr. Maycon, pois era uma promessa de campanha, que agora se concretiza com trabalho e comprometimento. Estamos todos aqui para prestarmos serviços de qualidade para a população, com um ideal comum, ampliar e qualificar o acesso à justiça, e quem ganha é o cidadão”. Relatou.

O conselheiro estadual da OAB, Herval Ribeiro, em sua fala, parabenizou o prefeito Valdinar, pelo olhar sensível com a advocacia. “Fiquei bastante feliz em poder voltar a Padre Marcos, principalmente pela fala do prefeito Valdinar, um discurso de respeito e admiração para com a advocacia. Por onde costumo andar, quem dar o real valor a essa profissão é porque valoriza a sociedade, pois o advogado, nada mais é que o representante direto da população, que faz valer os direitos dos cidadãos. Então, eu parabenizo o prefeito, por além de ter um olhar sensível com a advocacia, colocar esse evento de lançamento na programação oficial do aniversário da cidade.” Comentou.

Dr. Salatiel Barbosa, membro da Comissão de Direito Eleitoral, disse que o projeto valoriza e apoia a interiorização da advocacia. “Foi uma bandeira que nós advogados de Padre Marcos levantamos, a interiorização da advocacia, e no lançamento desse projeto corpo a corpo, a OAB escolheu nossa comarca, um órgão bastante representativo, um dos das primeiras da região, e nós nos sentimos muito prestigiados.” Explanou.

Em entrevista, o presidente da OAB Subsecção de Picos, Dr. Maycon Luz, disse que o objetivo central do projeto é aproximar a OAB da sociedade. “Estamos muito felizes e honrados por estarmos em Padre Marcos, uma cidade histórica, importante na nossa região, e estamos pioneiramente, lançando o projeto OAB Itinerante, que visa aproximar a OAB dos outros municípios aqui da região e escolhemos a cidade de Padre Marcos, município onde teve a primeira escola do estado, para o lançamento. É um projeto-piloto, que consiste basicamente em aproximar a OAB da sociedade local, das autoridades, prestar serviços e assistência jurídica gratuita em diferentes áreas. Queremos também ouvir a advocacia local, saber quais são as principais demandas da cidade. Mas o principal objetivo mesmo é efetuar essa aproximação. A sociedade precisa entender que a OAB é uma parceira, uma instituição que está para auxiliar a sociedade, esse é nosso papel”.

Durante a ação, a OAB Itinerante ofertou, gratuitamente, atendimentos jurídicos para a população na seara do Direito do Consumidor, Previdenciário, Família, Eleitoral e Mediação e Conflitos.

Na ocasião, uma comitiva composta pelo prefeito Valdinar Silva, advogados, e demais autoridades, realizaram uma visita à feira livre e pontos comerciais, entregando panfletos informativos à população.

No período da tarde, a advogada Wilca Cavalcante, ministrou uma palestra, que abordou sobre o tema “Justiça Restaurativa e círculos de construção de paz: fortalecimento de vínculos e conexões para conselheiros tutelares”.

Presente na plenária, a vice-presidente da OAB Subsecção de Picos, Yana Moura, falou sobre a realização do projeto. “Esse projeto é uma forma de estreitar a relação da OAB com a sociedade, uma idealização do presidente Maycon, que foi uma promessa de campanha, e que a partir de agora entra no nosso plano de gestão. A OAB não é apenas um conceito, ela tem uma função social, e é isso que a gente quer fazer, aproximar mais da população, e dos órgãos que exercem politica públicas. Então, a gente só tem a agradecer por essa recepção maravilhosa aqui em Padre Marcos.” Destacou.

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas