23.4 C
Picos

PADRE MARCOS 59 ANOS | Ato Cívico, atividades esportivas, inauguração de escola e entrega de caminhão compactador celebram aniversário

#

O município de Padre Marcos — PI celebra oficialmente, nesta terça-feira, dia 17 de janeiro, o aniversário de 59 anos de Emancipação Política Administrativa, e para comemorar a data mais importante do calendário da cidade, o Governo Municipal preparou uma vasta programação envolvendo atividades cívicas, religiosas e entrega de importantes benfeitorias.

As festividades no dia do aniversário da cidade, também conhecida como berço da educação piauiense, iniciaram logo pela manhã, com a alvorada festiva, e hasteamento das bandeiras, conduzidas pela Banda Marcial do município, realizado em frente da sede do Poder Executivo Municipal.

O ato cívico foi acompanhado pela execução do hino oficial do município, conduzido pelo prefeito de Padre Marcos — PI, José Valdinar da Silva, pelo vice-prefeito, Valdo Benedito, e pelo presidente da Câmara Municipal, Iranildo Carvalho, seguido de um momento de bênçãos realizada por autoridades religiosas.

Ainda no local, foi realizado cântico de parabéns em homenagem ao município, seguido do tradicional corte do bolo, e o café da manhã comunitário.

Dando prosseguimento, foi realizado, por meio da Secretaria de Esportes, competições esportivas, com a promoção de corridas rústicas nas categorias masculino e feminino, cujo intuito é incentivar e valorizar a prática esportiva no município.

Logo após, o prefeito Valdinar Silva, ao lado do vice-prefeito Valdo Benedito, e de toda sua equipe de governo, vereadores, lideranças políticas e profissionais da limpeza urbana, realizaram a entrega de um caminhão compactador de lixo, adquirido com recursos destinados pelo deputado federal Júlio César, com o apoio do deputado estadual Georgiano Neto, no valor de R$ 500 mil.

O novo benefício, chega para facilitar a coleta de lixo e limpeza urbana da cidade, reduzindo o volume dos resíduos que são coletados pela funcionários da limpeza, além de proporcionar uma melhor eficiência nos serviços prestados e o transporte e descarga dos resíduos de forma mais segura.

Em seguida, a comitiva da administração municipal, realizou o desenlace da fita Inaugural da nova sede da Creche e Pré-Escola Municipal Margarida de Jesus Alencar, a Tia Guida. Escola Modelo, que atenderá com muito mais conforto e modernidade os profissionais de educação da rede municipal de ensino, e os mais de 300 alunos do Ensino Infantil.

O novo espaço educacional foi construído com recursos próprios do município, no valor de 695 mil reais, que recebeu ainda investimentos de mais de R$ 100 mil para aquisição de equipamentos, também realizado com recursos provenientes do governo municipal.

Em entrevista o secretário de Educação, Eraldo Gomes, falou sobre a importância da nova Escola. “É um investimento de grande importância para educação do nosso município, pois a partir de agora iremos atender melhor as famílias e os alunos, e sem dúvidas nenhuma, mostra compromisso da gestão em manter a qualidade da educação, principalmente no ensino infantil que é a base da sociedade. Só temos a agradecer, primeiramente, a Deus, e ao prefeito Valdinar por todo o apoio, era uma obra sonhada por toda comunidade, com certeza seguiremos avançando nossa educação.” Destacou.

O prefeito de Padre Marcos, José Valdinar da Silva, disse que o sentimento é de gratidão em poder mais um aniversário da cidade entregando obras. “Feliz em poder comemorando o aniversário do nosso município, entregando importantes benfeitorias. Somente hoje, estamos entregando um milhão e trezentos mil reais de investimentos, aplicados nesta grande obra que é a nova Creche Tia Guida, e na aquisição do primeiro caminhão compactador de lixo da nossa cidade. E nosso sentimento é de gratidão, grato por Deus abençoar nossa gestão, a todos os parceiros, vereadores, secretários, empresários, servidores, nossos representantes, e a toda nossa população.” Disse.

Valdo Benedito, vice-prefeito do município, enalteceu o comprometimento da gestão. “Nosso município completa 59 anos de emancipação política, e para nós, é motivo de gratidão a Deus, a toda essa equipe de vereadores e secretários comprometidos que fazem um grande trabalho. E é graças a esse comprometimento, que estamos entregando diversas obras, entre elas, o caminhão compactador e esta creche, que serão de grande importância, um para a melhoria dos serviços de limpeza da nossa cidade, e outro, para a melhoria da educação das nossas crianças.” Frisou.

Valdo acrescentou, ainda, que Padre Marcos é um símbolo nordestino de resistência. “Padre Marcos da boa esperança foi emancipado em 1964, numa época de ditadura onde as liberdades eram restritas, e nós estávamos era nascendo, despontando em nosso estado como o berço da educação. Padre Marcos é, de fato, um símbolo de resistência desde o seu nascimento, por resistir a todas as dificuldades e vir se desenvolvendo ao longo desses 59 anos, principalmente, nesta gestão, com o resgate da nossa história.” Pontuou.

Por fim, como foma de incentivo e apoio ao esporte, aconteceu a cerimônia de premiação dos vencedores das competições esportivas realizadas durante as comemorações do aniversário da cidade.

Fotos;