28.2 C
Picos

Pacto Pela Educação, Rafael Fonteles quer transformar o ensino do Piauí no “melhor do Brasil”

#

O Governo do Piauí lançou, nesta segunda-feira (29), o “Pacto Pela Educação”, programa que visa otimizar as políticas públicas de educação em regime de colaboração entre o Estado e os municípios, por meio de diálogo permanente e de ações conjuntas voltadas para melhoria dos indicadores educacionais, utilizando as potencialidades de cada ente.

O programa propiciará acesso a programas e ações coordenadas pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) nas seguintes áreas: acesso e permanência, ensino e aprendizagem, gestão e infraestrutura e recursos.

Ato de assinatura do pacto pela educação - (Assis Fernandes/ O DIA)Assis Fernandes/ O DIA

Ato de assinatura do pacto pela educação

Na ocasião, foi assinado o decreto que institucionaliza o Pacto Pela Educação, além da entrega do Prêmio Alfa-10 para as 12 escolas públicas estaduais e municipais do piauiense que obtiveram os melhores resultados de alfabetização no Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), como forma de incentivo do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPaic).

Leia também: Merlong Solano propõe demolição de estação de ônibus na zona Norte

Governador Rafael Fonteles em entrevista na manhã desta segunda (29) - (Assis Fernandes/ O DIA)Assis Fernandes/ O DIA

Governador Rafael Fonteles em entrevista na manhã desta segunda (29)

O governador do Piauí, Rafael Fonteles enfatiza que a parceria entre Estado e municípios será de grande valia e trará excelentes resultados para a Educação no Piauí. Queremos que todas as crianças do Piauí, ao completar o 2 º Ano do Fundamental, tenham a leitura, a escrita e o letramento matemático avançados.Temos compromissos com metas e indicadores, para que a gente realmente transforme a educação do Piauí na melhor do Brasil”, pontua.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça o fortalecimento do regime de colaboração entre estado e município na área da Educação. “O Pacto compreende três frentes de Educação: a ampliação do programa Piauiense de Alfabetização na idade certa para crianças de 0 a 3 anos e ampliação dos investimentos (formação de professores, material didático, entre outras ações); novo programa estadual de transporte escolar, aumento do valor de repasse para 100% dos municípios, transportando tanto alunos da rede municipal como estadual, e ações estratégicas dentro do Pacto pela Educação, compartilhando dados”, disse.

Secretário de Educação, Washington Bandeira - (Assis Fernandes/ O DIA)Assis Fernandes/ O DIA

Secretário de Educação, Washington Bandeira

O prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares, destacou a importância entre Estado e municípios. “Alfabetizando uma criança no período certo, ela vai desenvolver toda sua vida escolar sem problema. A parceria do Governo do Estado, incentivando os municípios a terem esse cuidado, é muito importante. O governo está premiando essas escolas que tiveram esse desenvolvimento e desemprenho. É um projeto louvável e esses profissionais que se dedicam às nossas crianças merecem esse reconhecimento”, disse.

Prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares - (Assis Fernandes/ O DIA)Assis Fernandes/ O DIA

Prefeito de Castelo do Piauí, Magno Soares

O evento contou com a participação de prefeitos e dirigentes municipais de Educação dos 224 municípios do Piauí, equipes do PPaic, gestores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas premiadas, instituições parceiras da Secretaria de Estado da Educação.

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas