31.4 C
Picos

Pacientes de Manaus estão na UTI e na semi-intensiva; 3 homens e 6 mulheres

#

O superintendente do Hospital Universitário, médico Paulo Márcio Nunes, informou, em coletiva na tarde desta sexta (15), que dos nove pacientes de Manaus que deram entrada na unidade, três são homens e seis são mulheres. As idades variam, principalmente, entre 50 e 70 anos.

Dois pacientes, que estavam com quadro mais grave (um homem e uma mulher), foram encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os outros sete estão em unidades semi-intensivas, com todo acompanhamento técnico.

“Dois pacientes tiveram um quadro mais avançado pulmonar, rapidamente foram submetidos a um tratamento mais intensivo e já estão melhores. Vamos intensificar a assistência”, disse.

Tablet

Cada um dos nove pacientes vai ter acesso a um tablet com internet, para se comunicar, por meio de videochamadas, com os familiares.

Foto: Lucas Oliveira

“Nós vamos fazer o que só acontece nos grandes hospitais do Brasil, que é colocar um tablet para que eles possam interagir com seus familiares no estado do Amazonas. Essa interação, sem dúvidas, vai ser fundamental para a recuperação deles”, explica o superintendente.

O superintendente do HU ressalta que a possibilidade de mais pacientes chegarem de Manaus ao Piauí é remota.  “Outros estados da Federação requisitaram o direito de participar dessa missão humanística de servir à nação”.

Transferência 

Os pacientes vieram em avião da FAB (Força Aérea Brasileira) e houve atrasos devido a escassez de oxigênio em Manaus. Inicialmente, a previsão era do HU receber 30 pacientes na quinta-feira (14), mas o número reduziu para nove pacientes, devido a logística no voo, que chegou a Teresina nesta sexta (15).

Os pacientes foram transferidos para o Piauí após colapso no sistema de saude de Manaus com o aumento de pessoas internadas, infectadas pelo novo coronavírus, e a falta de oxigênio para tratamento. Outros estados receberam pacientes.

Fonte:  Cidade Verde

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas