22 C
Picos

Vigilância Sanitária apreende 171 kg de carne clandestina no Piauí

#

A Vigilância Sanitária de Teresina apreendeu 171 quilos de carne bovina clandestina que estavam sendo comercializados em açougue na zona Sul da cidade. A apreensão aconteceu durante blitz de fiscalização nesta quarta-feira (26). Foram apreendidos 66 kg de carne de corte dianteiro e 105 kg de traseiro.

“A CARNE FOI APREENDIDA PORQUE NÃO APRESENTAVA OS CARIMBOS DA INSPEÇÃO. SENDO ASSIM, NÃO SE SABE ONDE E EM QUE CONDIÇÕES O BOI FOI ABATIDO E A QUALIDADE DESSA CARNE, SE ESTÁ ADEQUADA PARA O CONSUMO HUMANO. TODO O PRODUTO FOI DESTRUÍDA EM UM MATADOURO PRIVADO”, DESTACA A GERENTE DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE TERESINA, JEANYNE SEBA.

Equipes da Vigilância Sanitária de Teresina realizam, constantemente, inspeções para verificar as condições dos produtos comercializados no município. Jeanyne Seba orienta que a população sempre verifique se a carne comercializada possui carimbo de inspeção, bem como as condições de higiene do local em que o produto está sendo comercializado.

“EM UM LOCAL REGULARIZADO, O ANIMAL PASSA PRIMEIRO POR UMA VERIFICAÇÃO DO VETERINÁRIO ANTES DE SER ABATIDO. DEPOIS, TODO PROCESSO É REALIZADO DENTRO DE UM PADRÃO HIGIÊNICO, EM QUE O ANIMAL FICA SUSPENSO, EVITANDO A SUA CONTAMINAÇÃO. A CARCAÇA E SUAS VÍSCERAS PASSAM POR VISTORIA PARA DESCARTAR QUALQUER TIPO DE DOENÇA. SÓ DEPOIS DISSO, ELAS SÃO CARIMBADAS PELO MÉDICO VETERINÁRIO, QUE EMITE UM CERTIFICADO DE INSPEÇÃO PARA QUE O PRODUTO POSSA SER COMERCIALIZADO”, EXPLICA.

A Vigilância Sanitária alerta que o consumo de carne clandestina traz sérios riscos à saúde, uma vez que pode transmitir muitas doenças, como teníase, tuberculose e brucelose.

“A CARNE CLANDESTINA GERALMENTE É ABATIDA EM LOCAIS QUE AS CONDIÇÕES HIGIÊNICAS NÃO SÃO ADEQUADAS E QUE NÃO SE CONHECE TAMBÉM A PROCEDÊNCIA DO ANIMAL. DURANTE TODO O PROCESSO DE ABATE, O LOCAL PRECISA ESTAR LIMPO, SER HIGIENIZADO, OS PROFISSIONAIS DEVEM USAR EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO, ALÉM DE HIGIENIZAR, PREVIAMENTE, TODOS OS UTENSÍLIOS A SEREM USADOS NO PROCESSO”, FINALIZA JEANYNE SEBA.

Fonte: Oito Meia

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas