21.7 C
Picos

Universidades do Piauí cedem aparelhos para testes da Covid-19 e doam materiais de proteção

#

Além da suspensão de aulas, Instituições de ensino superior do Piauí estão realizando doações para ajudar no combate ao novo coronavírus. A Universidade Federal do Piauí (UFPI) cedeu dois equipamentos para auxiliar nos testes que detectam a Covid-19 e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) doou diversos materiais de proteção a hospitais públicos do estado.

Na terça-feira (24), a UFPI cedeu ao Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga (Lacen-PI) dois aparelhos qPCR, utilizados para auxiliar no aumento da capacidade de testes da Covid-19. Trata-se de um equipamento que detecta e quantifica DNA/RNA e consegue diagnosticar infecções virais como a causada pelo novo coronavírus.

Desde a última quinta-feira (19), o Lacen-PI passou a realizar os testes da doença causada pelo novo coronavírus. Anteriormente, o material coletado era encaminhado para o centro de referência Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, após o descarte de outras doenças.

Hospitais de mais de 10 municípios receberam as doações — Foto: Divulgação/IFPI

Hospitais de mais de 10 municípios receberam as doações — Foto: Divulgação/IFPI

O IFPI criou, no dia 13 de março, um comitê de prevenção ao novo coronavírus. A administração decidiu doar materiais da própria instituição para hospitais em todo o estado. Ao todo, foram doadas 35.433 máscaras descartáveis, 32.774 toucas, 26.700 luvas, 457 álcools 70, 381 frascos de álcool em gel, além de óculos de proteção e antitérmicos.

“O objetivo foi realizar essa mobilização do IFPI, com o sentido de dar esse retorno para a sociedade, já que somos um órgão público. Os materiais são da própria instituição e estavam em estoque para suprir as necessidades dos setores de saúde de cada campus. Nesse momento, não devemos guardar esses itens, mas doar para proteger os profissionais de saúde que estão nos hospitais”, afirmou uma das representantes do comitê do campus de Teresina ao G1.

Em cada campus do instituto no estado foram criados comitês. Os representantes eram responsáveis por fazer levantamentos para tentar atender as necessidades dos hospitais locais. As doações estão acontecendo desde a semana passada.

Confira a lista dos hospitais que receberam as doações:

Piripiri

Doação para o Hospital Regional Chagas Rodrigues

Uruçuí

Doação para o Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde

Cocal

Doação para a Secretaria de Saúde Municipal

Picos

Doação para Hospital Regional Justino Luz.

Parnaíba

Doação para Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA)

Floriano

Doação para Secretaria de Saúde e do Estado – Hospital Regional Tibério Nunes

São João do Piauí

Doação para Secretaria Municipal de Saúde

Oeiras

Doação para Unidade de Saúde do Estado Hospital Regional Deolindo Couto

Paulistana

Hospital Regional de Paulistana – Mariana Pires Ferreira

Pedro II

Hospital Público Josefina Gentirana Neta

Teresina

Hospital Nathan Portela.

Maternidade D. Evangelina Rosa

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 PI

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui