23.6 C
Picos

Prefeitura de Padre Marcos prorroga Decreto de emergência pública na saúde e adota medidas de prevenção ao Covid-19

#

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos-PI, gestão do prefeito, José Valdinar da Silva, prorrogou nesta terça-feira, 31, por mais 30 dias, a emergência em saúde pública de importância internacional decorrentes do novo coronavírus (covid-19).

De acordo com o Decreto nº 017\2020, fica prorroga a suspensão das aulas da rede pública municipal de ensino, se estendendo para rede privada de ensino, bem como, as instituições de ensino superior pública ou privada.

Ainda conforme o documento, no artigo 2°, as medidas excepcionais determinadas por este decreto, e pelos decretos municipais nº 010,  011 e  013\2020, permanecem em vigor até 30 de Abril de 2020.

A Prefeitura Municipal publicou também nesta terça-feira, 31, o decreto n° 017/2020, determinando a apresentação de todos os profissionais de saúde, pertencentes aos quadros da Secretaria Municipal de Saúde de Padre Marcos.

Clique aqui e veja o decreto 016\2020!

Vale ressaltar que além dos Decretos, a Gestão Municipal vem adotando uma série de medidas de prevenção para evitar a disseminação do novo Coronavírus (COVID-19) no Município com ações de mobilização que tiveram início ainda no mês de março e seguem durante todo o mês de abril.

A Administração Municipal como forma de prevenção e planejamento criou o Comitê de Gestão de Crise e Acompanhamento de Situações de Emergência para fiscalizar e monitorar a situação no município e os casos suspeitos de coronavírus.

A partir disso, em uma ação conjunta entre o Comitê e as Secretarias de Saúde e Assistencial Social, algumas medidas de prevenção foram adotadas, como o regime de trabalho interno para os serviços essenciais no município, o trabalho de conscientização realizados com os donos de vans e de estabelecimentos comerciais, a veiculação de carros de som repassando orientações para a população adotar as devidas medidas de prevenção, serviços de tele atendimento.

Coleta de Lixo Seletiva

Também foram  adotadas a adoção e operacionalização de novas medidas para o enfrentamento a proliferação do vírus, dentre elas, o cancelamento da feira livre de Padre Marcos, umas das maiores da região.

Outra medida adotada como forma de ampliar a rede de saúde para reforçar o enfrentamento ao novo coronavírus, foi a implantação de atendimento 24h no Hospital Municipal.

Nesta quarta-feira, 01, como mais uma ação de enfrentamento à pandemia de coronavírus, a Gestão Municipal, iniciou o trabalho de pulverização sanitária na cidade. O serviço de pulverização, uma mistura de cloro e água, é aconselhada pelas organizações de saúde como válida para eliminar o covid-19.

Além da campanha contra o Covid-19, o município iniciou nesta semana o combate ao mosquito da dengue e outros, como Zika e Chikungunya, utilizando um carro fumacê. Além do carro, agentes de endemias juntamente com agentes comunitários de saúde estão realizando visitas nas residências orientando sobre como se prevenir em relação ao mosquito.

Clique aqui e veja o decreto 017\2020!

Decretos Municipais prorrogados:

Clique e veja o decreto 10\2020

Clique e veja o decreto 11\2020

Clique e veja o decreto 13\2020

Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui