quinta-feira , 2 julho 2020
Casa / Municípios / Belém do Piauí / Prefeitura de Belém do Piauí realiza nova distribuição de kits da merenda escolar para alunos da rede municipal

Prefeitura de Belém do Piauí realiza nova distribuição de kits da merenda escolar para alunos da rede municipal

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou nesta quinta-feira, 2, a entrega da terceira etapa dos kits de alimentação para os alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação faz parte de uma série de medidas adotadas pela administração municipal durante a pandemia do novo coronavírus.

MATÉRIA RELACIONADA – Prefeitura de Belém do Piauí distribui kits de merenda escolar para alunos da Rede Municipal

O objetivo da iniciativa é garantir alimento aos estudantes mesmo sem as aulas presenciais, haja vista que muitos dependem dessa alimentação diária. O benefício é individual e assegurado para todos os alunos em vulnerabilidade da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), seguindo orientações do Ministério Público Federal e permitida pela Lei nº 13.987.

Desenvolvida com Recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação EscolarPNAE do FNDE, os itens dos Kits de alimentação escolar foram formados obedecendo todos os critérios do órgão, além da participação da Nutricionista do município, e o acompanhamento do Conselho de Alimentação EscolarCAE.

Vale ressaltar também, que como os Recursos do PNAE são insuficientes para atender toda a demanda dos alunos da Rede Municipal, sendo necessário o município realizar o complemento com recursos próprios para atender toda a necessidade existente.

Nesta terceira etapa, além dos alimentos perecíveis e carnes, foram distribuídos também alimentos provenientes da agricultura familiar, como, macaxeira, mamão e banana, levando ainda mais qualidade para a mesa das famílias atendidas. “Nossa merenda escolar sempre prioriza a agricultura familiar, priorizando é claro nossos agricultores e fazendo com que a gente leve as famílias, alimentos, fonte de vitaminas, que por muitas vezes por falta de incentivo não consomem esses produtos em casa, então a nossa ideia é, manter nossos alunos nutridos e também impulsionar essas famílias a estarem consumindo frutas e verduras”, explicou Jailma Cecilia, Nutricionista do município.

Cada kit contém, uma dúzia de banana, 1 mamão, 1 kg macaxeira, 0,5 kg carne moída, 1 pacote de biscoito, 1 kg de arroz branco e 1 pacote de farinha de milho. “Nesse momento complicado que estamos vivendo é uma ajuda muito grande, pois é um complemento na nossa mesa, tem ajudado bastante”, disse a mãe de família Josefa Dias.

Segundo a secretaria, como aconteceu nas duas etapas anteriores a entrega ocorreu seguindo todo um cornograma, onde nas escolas da sede, a distribuição aconteceu na manhã de hoje na quadra poliesportiva “Quadra Nova”, e a distribuição nas escolas municipais da Zona Rural serão realizadas nesta sexta-feira, 3, durante todo o dia.

Em entrevista, a secretária de educação de Belém, Cláudia Ribeiro, falou sobre retomada das aulas de forma não presencial e o futuro retorno presencial das aulas. “As aulas estão dando certo no nosso município, até mesmo a educação infantil, está sendo maravilhoso Com relação ao retorno das aulas de forma presencial, já foi discutido entre toda equipe da educação e realizado o plano de ação presencial de forma hibrida, com atendimentos presenciais e virtuais, porém sem datas até o momento.” Comentou Cláudia.

A gestora informou ainda que durante a entrega do kit com os itens da merenda escolar, os responsáveis dos alunos, também entregaram receberam um kit pedagógico com atividades para manter os estudos em casa com os filhos. “Desde o mês de junho, nós já estamos oferecendo aulas em regime especial não presencial com o uso de meteorologias híbridas para nossos alunos com horários normais, onde aqueles que não possuem internet, está sendo promovido um trabalho de enriquecimento de conteúdo, com atividades e apostilas para desempenho em casa e claro com acompanhamento dos professores. Então, essa entrega e recebimento promovida no dia de hoje foi uma estratégia montada pela equipe da educação, mais uma forma de evitar o contato com as pessoas e mantendo o isolamento social.” Disse.

Prevenção

Para que o processo de entrega fosse realizado da melhor forma, sem aglomerações, a SME orientou que apenas uma pessoa (o pai, a mãe ou o responsável) comparecesse ao local de entrega para retirada do kit.

Ao chegarem no local, os pais receberam orientações para lavar as mãos, com água e sabão, ou utilizar o álcool gel, assim como é resguardado o distanciamento entre as pessoas no processo de entrega, reforçando as medidas de segurança e higiene para prevenção ao coronavírus.

Vale destacar que os mesmos cuidados são tomados pelos profissionais da Educação, envolvidos na ação. Para isso, as unidades de ensino receberam equipamentos de proteção para uso durante a entrega do kit de alimentação, como máscaras e álcool gel.

Veja fotos;

Sobre Mateus Ribeiro

Avatar
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.

Verifique também

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$ …