24.5 C
Picos

Piauí registra menor número de óbitos das últimas 12 semanas

#

O Piauí fechou esta semana com a maior queda de óbitos por semana. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), foram registrados 101 óbitos nesta 35ª semana, a menor quantidade desde o pico de mortes na semana 27, quando 192 pessoas morreram e o menor das últimas 12 semanas, quando foi registrado 78 óbitos na semana 23.

Gráfico mostra a reduçao de mortes por covid no Piauí

A redução de novos óbitos é um dos critérios que a Organização Mundial de Saúde (OMS) usa para indicar possível controle da pandemia. “Encerramos a semana com um pouco mais da metade do número de óbitos que tínhamos há quatro meses. Claro que ainda é muito e cada vida ceifada é uma perda sem precedentes, mas se olharmos pelo outro lado, é uma queda significativa e mostra o resultado de uma boa rede de saúde e das articulações realizadas para barrar o avanço da Covid-19”, disse o governador Wellington Dias.

O índice de ocupação de leitos de UTI também segue caindo: atualmente, dos 455 leitos existentes, 221 estão ocupados, bem abaixo do pico, alcançado em 5 de julho, quando 330 leitos estavam ocupados, 75% do total.

Dos leitos clínicos, 49,3% (395 leitos) estão ocupados e 50,7% (406 leitos) estão disponíveis. Já, dos leitos de estabilização, 8,1% (5 leitos) estão ocupados e 91,9% (57 leitos), estão disponíveis.

O governador Wellington Dias destaca o resultado, principalmente considerando que o estado segue com o programa de flexibilização das atividades econômicas. “Sou grato a todos os profissionais que trabalham para evitar o pior e a todos que continuam mantendo os cuidados necessários. Peço que prossigam usando máscara, cuidando da higienização e do distanciamento para que possamos salvar mais vidas no Piauí”, pontuou.

Fonte: Meio Norte

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas