terça-feira , 23 junho 2020
Casa / Política / Legislativo em Destaque / MONSENHOR HIPÓLITO | Papel de Meninas e Mulheres em Posição de Liderança é discutido durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal; Veja fotos

MONSENHOR HIPÓLITO | Papel de Meninas e Mulheres em Posição de Liderança é discutido durante Sessão Ordinária da Câmara Municipal; Veja fotos

A Câmara Municipal de Monsenhor Hipólito, sob a presidência da vereadora Maria Doracelma Bezerra Policarpo (PP), realizou na noite última sexta-feira, 13 de março, a segunda Sessão Ordinária do ano de 2020, que contou com uma programação especial, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08.

Além da presidente, estiveram presentes na Sessão os vereadores, Edson de Moura Bezerra (PSD), Perciliana de Sá Bezerra Gomes (PSDB), Mariano Gomes Vidal (PR), Marcos Ícaro Policarpo de Sousa (PMDB) e Valtanha da Silva Rocha Pergentino (PT).

A sessão contou com a participação de dezenas de mulheres e de jovens que integram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), que lotaram as dependências do Plenário da Câmara Municipal.

A Presidente do Poder Legislativo Municipal, a Vereadora Doracelma Policarpo, iniciou o seu discurso de abertura dos trabalhos legislativos parabenizando todas as mulheres hipolitanas, pela passagem do Dia Internacional da Mulher. “Quero em nome da minha mãe Maria, minha tia Ju, as colegas vereadoras Perciliana e Valtanha, as funcionárias Manoela, Joyce, Elcione, minhas irmãs, minhas cunhadas e minha prima Jandir, parabenizar todas as mulheres do nosso município, do Brasil e do mundo inteiro, pelo Dia Internacional da Mulher celebrado dia 08 de março, mulheres mães, guerreiras, trabalhadoras, que buscam a cada dia conquistas sociais, políticas, independência financeira, mas que ainda continuam sendo discriminadas, violentadas moralmente, fisicamente e sexualmente, essa data celebra muitas conquistas femininas ao longo dos anos, sem falar também que é importante que essa data sirva como uma alerta para enfrentar os graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo, a figura da mulher submissa, que possuía apenas a função exclusiva de ser esposa servil, mãe cuidadora, dona de casa exemplar, aos poucos está sendo vencida. Hoje é imprescindível observar a integração da Mulher na sociedade, conquistando seu espaço e ajudando a construir um mundo sem discriminação, preservando a ideia de que homens e mulheres se completam na busca do bem estar e da união. Neste sentido, a mulher deve seguir os dois caminhos, o de ser mulher feminina…mulher mãe… O de ser agente social, econômica e política, ou seja uma mulher participativa, trabalhadora, guerreira, que com o seu trabalho quer contribuir para a evolução dos tempos, como um ser humano que pensa…que tem forças e que deve ser útil a sociedade”.

A Vereadora também falou sobre a importância da Lei do Feminicídio no combate aos crimes contra as mulheres, mas que ainda é preciso combater a cultura machista na sociedade e melhorar o acesso das mulheres nos postos de trabalho e em cargos elegíveis. “Minha amiga e nobre Vereadora Pecy, diante dos desafios que nós mulheres enfrentamos no dia a dia, quero aproveitar o momento para falar desse crime bárbaro e de grande notoriedade contra mulheres na atualidade, um crime que resulta em agressões, abusos sexuais, estupros, torturas, gerando a morte intencional de mulheres, é comum ver nos noticiários diários, em redes sociais e até mesmo aqui no nosso município já tivemos mulheres vitimas desse crime. Foi sancionada uma Lei de Nº 13.104/2016, a Lei do Feminicídio, para tentar impedir esses crimes contra mulheres, mas a realidade que vivemos, nobre Vereadora Valtanha, difere muito como nós mulheres gostaríamos, que essa Lei fosse colocada na prática, um crime de extrema gravidade, inafiançável e requer uma maior punição para os que cometem esse crime. É importante continuar unidas, firmes e fortes na luta por melhores salários, persistindo sempre pela efetivação do nosso direito como mulher, sobre o nosso próprio corpo e sobre a nossa liberdade”.

Em seu discurso, a Presidente também frisou que o nosso município tem avançado bastante nos serviços de saúde, falou das ações do DNOCS, do abastecimento d’água nas localidades Serrinha, Gronhon, Baixa da Esquerda, onde já foi viabilizada a energia para o funcionamento e que em breve mais três abastecimentos d’água entram também em operação. “Fico feliz de ver o problema de escassez de água sendo aos poucos solucionados no nosso município, como exemplo cito a adutora da localidade Aroeiras, já funcionando com água vindo do poço situado na localidade do Sr. Dego, com mais de 32 famílias beneficiadas, também na Vila do Senhor Batista mais 40 famílias sendo beneficiadas e fui informada que mais sete poços estão dependendo da Empresa Equatorial colocar a energia para que sejam todos equipados e colocados em funcionamento… Essa Casa é do povo, é um espaço público aberto para discussões, opiniões, críticas, reivindicações, mostrar trabalho e de forma respeitosa e transparente manter a população ciente do que é feito, não existe gestão sem problemas, as dificuldades sempre irão existir, a luta árdua e constante é no intuito de oferecer qualidade de vida para população, é por ela e pra ela que juntos temos que trabalhar”.

“Finalmente, esperamos que um número cada vez maior de pessoas possam reconhecer que existem mudanças urgentes e possíveis para acontecer, objetivando que os seres humanos possam articular uma vivência mutuamente inclusiva, onde homens e mulheres possam compreender suas vidas por uma visão mais ampla, para que a partir daí, consigam participar das mais variadas formas da criação de um futuro sustentável, igualitário e renovado. Encerro minhas palavras desejando a todas as mulheres do meu município, que apesar dos desafios, das dificuldades e dos problemas enfrentados, nunca nos falte o que a vereadora Doracelma considera mais importante para todas nós, a autoconfiança, o auto respeito e o amor próprio. Muito obrigada”, finalizou a presidente do Poder Legislativo Municipal.

Seguindo a pauta do dia, a presidente fez a leitura de um convite da Secretara Municipal de Saúde para uma Capacitação de Agentes Multiplicadores com o tema “Drogas por que? Desafios para a educação”, que será realizada no dia 27 de março, das 07h30 às 17h30, no Centro Estadual de Tempo Integral José Alves Bezerra (CETIJAB).

Também foi feita a leitura do Ofício Nº 01/2020, na qual o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), através do mobilizador Ulisses de Sá Bezerra, solicitou a inclusão de uma Audiência Pública o tema “Meninas e Mulheres em posição de liderança na sociedade”.

Após os vereadores inscritos fazerem uso da palavra, a presidente do Poder Legislativo Municipal facultou palavra a advogada Rildenia Moura Lyra Bezerra, especialista em Direito Previdenciário e presidente da Comissão da Mulher e advogada da Subseção de Picos, que mediou a Audiência Pública que teve como tema “Meninas e Mulheres em posição de liderança na sociedade”.

Na sequência, os (as) vereadores (as) também discorreram sobre a temática da audiência, e logo após, não havendo mais nada a tratar, a vereadora Doracelma Policarpo deu a Sessão por encerrada, fez a entrega de rosas e de chocolates para as mulheres, e foi servido lanche e bolo para todos os presentes.

A próxima sessão está prevista para ser realizada no dia 27 de março, a partir das 18h00, na sede do Poder Legislativo Municipal.

Confira mais fotos da Sessão:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *