31.4 C
Picos

IDEB de Padre Marcos supera metas do Ministério da Educação projetadas para o ano de 2021

#

Diagnosticar os problemas, capacitar os profissionais, investir em parcerias com projetos que auxiliam na alfabetização, uma equipe unida, dedicada e focada no processo de ensino e aprendizagem. Esta foi a receita que garantiu o município de Padre Marcos alavancar a qualidade do ensino público e avançar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

O Ideb é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. Pelo resultado do Ideb, estados, municípios e escolas podem identificar suas dificuldades e traçar planos para melhorar o seu desempenho.

O município de Padre Marcos, cidade berço da Educação Piauiense, registrou avanços no índice educacional e conseguiu superar até mesmo as metas previstas para o ano de 2021.

Com o resultado, o município de Padre Marcos superou, inclusive, o IDEB do Estado do Piauí. Nos anos iniciais, o Estado teve média 5.4 e nos anos finais, a média 4.6.

O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, composto pelo desempenho dos alunos em avaliações de português e matemática e pelas taxas de aprovação. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.

De acordo com o Secretário de Educação, Eraldo Gomes, o crescimento dos resultados dos indicadores educacionais tem sido possível graças ao conjunto de esforços desprendidos pela Educação de Padre Marcos, por meio de toda equipe educacional. “Padre Marcos hoje tem um dos melhores quadros de profissionais do magistériosendo destaque em todo Estado. Com o apoio da gestão municupal, nós temos investido em materiais, em capacitações para os servidores e tudo com foco no aluno. Resultado disso é que conseguimos mais uma vez superar a meta estabelecida pelo Ministério para o ano de 2019 de avaliação do IDEB, com esse mesmo resultado ultrapassamos também o de 2021. Uma conquista para nossos alunos e para a educação pública de nossa cidade,” comentou.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas