34.6 C
Picos

Educação Municipal de Padre Marcos-PI anuncia retomada do ano letivo de forma remota

#

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos-PI, por meio da Secretaria de Educação que tem como gestor, Eraldo Gomes, anunciou na manhã desta quinta-feira, (27), a retomada do ano letivo de ensino de forma remota. A projeção para o início das aulas virtuais por meio da plataforma digital está agendada para 1 de junho.

O objetivo da retomada das aulas é assegurar a continuidade do vínculo dos alunos com os professores e com os conteúdos escolares, garantido assim, que os estudantes possam continuar envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem.

A medida foi tomada em decorrência da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus. O município que tem em média 1333 alunos, teve suas atividades presenciais suspensas desde o dia 17 de março de 2020, e seguindo orientações do ministério da saúde e dos decretos estaduais e municipais, essas atividades presencias continuarão suspensas até o dia 31 de julho do corrente ano.

Diante desse cenário, a secretaria municipal de educação através de reuniões com a equipe gestora escolar e com o Conselho Municipal de Educação, montou um plano de ações com estratégias específicas a serem desenvolvidas através de atividades remotas durante esse período de isolamento social.

Para garantir o aprendizado dos alunos, mesmo no período de aulas presenciais suspensas e não comprometer o ano letivo, a Secretaria de Educação vai realizar as aulas por meio do Sistema de Deliberação Remota, através do aplicativo WhatsApp com a criação de grupos de estudos, entre outras ferramentas digitais, que servirão como canal de comunicação entre os professores, alunos e responsáveis.

Além disso, todo o material de estudo será preparado pelo professor de acordo com a faixa etária de cada modalidade de ensino, que posteriormente serão enviadas para escola, onde a equipe de coordenação irá validar essas atividades e fazer a impressão desse material que será disponibilizado para todos os alunos da rede, inclusive para aqueles que não tem acesso aos meios tecnológicos.

Para a retirada das atividades, as escolas criaram um cronograma, que foi amplamente divulgado por cada unidade de ensino, de forma que todos os pais e responsáveis pudessem ter conhecimento. Durante a preparação dessas atividades e no ato da entrega das mesmas, serão adotadas todas as medidas de prevenção para que se evite qualquer tipo de contágio do covid-19.

O secretário de Educação do município, Eraldo Gomes, explicou que devido a propagação do novo coronavírus, a toda a equipe da pasta em conjunto optou, pela primeira vez, por promover ensino de forma remota. “Estamos oferecendo diante da nossa realidade, alternativas viáveis e adequadas aos estudantes. Todo o processo está sendo elaborado visando o atendimento e acesso de todos os alunos a essas atividades não presenciais. O nosso objetivo é assegurar o contato de nossos estudantes com o conhecimento e fazer com que eles continuem envolvidos em atividades produtivas e que possam manter o vínculo com o ambiente escolar, valorizando mais do que nunca o contexto familiar como importante espaço de aprendizagens e desenvolvimento. ” Disse.

CLIQUE AQUI E CONFIRA O PLANO DE TRABALHO PEDAGÓGICO

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas