24.2 C
Picos

Educação de Belém do Piauí inicia Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2020; confira programação!

#

Dando prosseguimento às atividades para o ano letivo de Belém do Piauí, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 07, a abertura oficial da vasta programação da Jornada Pedagógica edição 2020.

O evento que tem como objetivo auxiliar, orientar e dar suporte pedagógico aos professores e profissionais que trabalham nas escolas municipais foi realizado auditório da Câmara Municipal.

A Jornada Pedagógica que apresenta o tema “Aprendizagens em Evidência: Metamorfose Multidimensional dos Sujeitos da Educação, é um momento de estudo em que gestores e educadores de todas as escolas do município trocam experiências, destacam os limites a serem superados, discutem novas ideias e propostas para o andamento do ano letivo.

Representando o prefeito Ademar Aluísio de Carvalho, o Assessor Jurídico, Dr. Francisco Antônio Carvalho, destacou que o ensino educacional tem sido umas das prioridades da gestão. “Para este ano de 2020 a gestão continuará imbuída como o mesmo foco e determinação em busca da evolução continua da nossa educação. Muitas vezes parece que este discurso é igual, mas não, quem está à frente sabe do quanto é difícil, temos as nossas limitações e os nossos problemas financeiros, coisas que são do conhecimento de todos, mas com a grande organização e compromisso da administração municipal Belém tem se destacado, ressaltou.

Na oportunidade Francisco Antônio fez um balanço dos recursos da educação, apresentou os planejamentos para o ano, anunciou o pagamento do novo piso salarial para os professores da rede municipal e a aquisição de mais um ônibus escolar, além das reformas das escolas municipais. “Estive reunido com o nosso gestor e ele me garantiu o pagamento do novo piso salarial para os professores. Estaremos encaminhando o projeto de lei para a Câmara Municipal, concedendo o aumento de 12,84%, para ser implantado na folha de fevereiro junto com demais encargos, portando nenhum professor de Belém terá prejuízo, é um aumento substancial feito digamos que por um sacrifício a ser cumprindo pelo município. Além disso a prefeitura por meio da secretaria de obras realizou a reforma de todas as escolas do município, e ainda teremos para esse ano de 2020 a aquisição de mais um ônibus escolar, para dar continuidade aos transportes dos alunos com segurança e comodidade”, falou.

A secretária de Educação, Cláudia Ribeiro, fez uso da palavra para agradecer e destacou que os encontros que acontecerão durante toda a semana, além de preparar para o início do ano letivo, são uma oportunidade para que os professores, pedagogos, coordenadores, diretores e demais funcionários, possam discutir as questões escolares. “A primeira palavra que eu quero iniciar minha fala é com a de agradecimento, agradecer a Deus primeiramente e cada um de vocês que tem colaborado para a evolução da educação de Belém. É com muita alegria que recebo a todos para o início de mais uma jornada pedagógica, se Deus quiser este ano será de muita produtividade, gostaria de dizer que somos nós os responsáveis pelo sucesso e pelo fracasso da educação, então o que eu peço a cada um de vocês é para andarmos sempre juntos, para que tenhamos um ano de muito sucesso e aprendizados com os nossos alunos, para que assim nosso município alcance cada vez melhores índices na educação. Por fim quero agradecer e destacar o trabalho do prefeito Ademar pelo apoio e força que sempre tem nos dadoDisse.

O Pedagogo Municipal, Edson Sá, enfatizou sobre os trabalhos planejados para o ano, que serão pautados nas complementações das aprendizagens cognitivas. “Nós temos no currículo nacional e já temos também no currículo municipal as competências gerais da base, sendo competências cognitivas voltadas paras os domínios de conteúdos e sistemas organizados, além das competências sócio emocionais estas que durante muito tempo paramos de discutir.Frisou.

Após os pronunciamentos, o Secretário de Cultura e professor, Edson Ribeiro, mediou debates e dinâmicas com todos os profissionais presentes em torno da temática.

Encerrando o turno da manhã aconteceu o ponto alto do evento, com a realização da palestra sobre inteligência emocional conduzida pelo palestrante e mastercoach, Ezequiel Dias.

Durante sua palestra, Ezequiel utilizou como metodologia, dinâmicas e abordou temas como: comportamentos; resultados para vida plena e abundante; objetivos na vida – situação atual, recursos e estado desejado; crenças; auto responsabilidade; foco, entre outros fatores correspondentes ao cotidiano profissional e pessoal.

A abertura da jornada contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-prefeito Francisco Reis (Tico), os vereadores Bernardino Carvalho, presidente da Câmara,  Luís de Sousa, o Luisinho, Rosiane Ribeiro e Francisco Zacarias (Burenga); os secretários; Cláudia Ribeiro de Educação e Édson Ribeiro de Cultura, o Assessor Jurídico Dr. Francisco Antônio, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Iraci Gomes, o Pedagogo Édson Sá, e o representante do Sindicato dos Servidores João Emanuel, além de coordenadores, diretores e professores.

A Semana Pedagógica continuou ainda durante tarde desta sexta, na Escola Monte Sinai com oficinas voltadas ao Estudo da Matriz Curricular para as Competências da Educação Infantil.

A programação, segue até a próxima semana. Até lá serão realizadas atividades, palestras e capacitações voltadas para a “Socialização dos Planejamentos”, “Construção do Plano de Trabalho 2020 – PSE”, “Educação das Relações Étnicos Raciais na Escola”, “Educação Ambiental – Práticas e Ação Pedagógica”, finalizando com a oficina Magna na cidade de Picos, “Aprendizagem em Evidências: Metamorfose Multidimensional dos Sujeitos da Educação”, com a palestrante Dra. Edigleide Rabelo.

Fotos;

Da redação, InfoNewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui