28.4 C
Picos

CRM denuncia lixo exposto, insulina mal armazenada e vacinação irregular em UBSs no Piauí

#

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Piauí informou nesta quinta-feira (27) que uma fiscalização na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí, flagrou irregularidades. Segundo o CRM, havia acúmulo de lixo em Unidades Básicas de Saúde (UBS), mau armazenamento de medicamentos e ainda vacinação acontecendo de forma incorreta.

Segundo o Conselho, foram dois dias de fiscalizações em três UBSs da zona urbana da cidade: UBS Alto Santa Maria, UBS Broderville e UBS Pindorama. As unidades, de acordo com o Conselho, foram notificadas e têm 30 dias para apresentar soluções dos problemas. O CRM disse ter notificado também a secretaria de saúde da cidade, mas esta informou ao G1 que ainda não foi comunicada.

Lixo hospitalar acumulado

Nas UBSs Alto Santa Maria e Broderville, o CRM informou ter flagrado lixo hospitalar acumulado a céu aberto, sem proteção e sem coleta seletiva há 30 dias.

“O Conselho alerta que lixo hospitalar nas dependências das unidades de saúde traz risco sanitário, risco de infecção de profissionais que trabalham nesses locais, bem como à população, uma vez que atraem insetos, como ratos e baratas”, informou o Conselho.

Lixo estava mal armazenado, segundo o CRM — Foto: Divulgação/CRM-PI

Lixo estava mal armazenado, segundo o CRM — Foto: Divulgação/CRM-PI

Na UBS Alto Santa Maria, o Conselho informou que o lixo hospitalar estava sendo depositado na frente da unidade, onde circulam pessoas que chegam para os atendimentos. Na UBS Broderville, o lixo estava empilhado em sacos de lixo comum nos fundos do prédio.

Insulina mal armazenada

Insulina estava armazenada incorretamente em UBS de Parnaíba — Foto: Divulgação/CRM-PI

Insulina estava armazenada incorretamente em UBS de Parnaíba — Foto: Divulgação/CRM-PI

Na UBS Pindorama, de acordo com o CRM, foi registrada insulina armazenada de forma inadequada, em geladeiras dentro das cozinhas.

O CRM disse que “a recomendação é que medicamentos sensíveis à temperatura devem ser armazenados em geladeira exclusiva, evitando locais como as portas das geladeiras devido às grandes oscilações de temperatura. Devem ainda ficar longe do congelador, de forma que a temperatura fique entre 2°C e 8°C, do contrário a medicação perde a eficácia”.

Vacinação de forma incorreta

Segundo o CRM, também na UBS Pindorama a vacinação estava acontecendo em consultórios médicos, o que vai contra a norma do Sistema de Apoio à Elaboração de Projetos de Investimentos em Saúde (SomaSUS).

Segundos as normas do Ministério da Saúde, a vacinação precisa ser feita em salas específicas para isso, com o objetivo de garantir o correto armazenamento das vacinas e ainda evitar a contaminação das pessoas imunizadas, impedindo que circulem em outras áreas do hospital.

Vacina era feita em consultório médico, segundo o CRM-PI  — Foto: Divulgação/CRM-PI

Vacina era feita em consultório médico, segundo o CRM-PI — Foto: Divulgação/CRM-PI

Segundo o CRM, a vacinação estava acontecendo fora das salas de vacina por conta de problemas em aparelhos de ar-condicionado.

“Na farmácia, o ar-condicionado encontrava-se queimado e a sala de vacina não funciona por causa da falta de refrigeração, também com ar-condicionado com defeito. Com isso, a vacinação acontece em ambientes improvisados, como consultório médico, o que não é permitido pelo manual SomaSUS”, informou.

O CRM disse que também registrou ausência de cadastro das UBS junto ao Conselho, ausência de diretor técnico, falta de aparelhos para tratamentos de casos urgentes e falta de medicação de atenção básica, como metformina 850 mg e anlodipino 10 mg, assim como a vacina pentavalente.

Fonte: G1 Piauí

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas