23.6 C
Picos

Com 4 casos de Covid-19 e sem leitos de UTI, cidade no Sul do Piauí decreta lockdown

#

A Prefeitura de Coronel José Dias, a 518 km ao Sul de Teresina, decretou lockdown, bloqueio total, para evitar aumento de casos do novo coronavírus. A medida mais restritiva entrou em vigor desde 17h desse sábado (27) e segue até 24h de segunda-feira (29).

Durante o bloqueio total será permitido o funcionamento apenas dos postos de combustíveis e farmácias.

O município tem registrado quatro casos de Covid-19 e não conta com nenhum leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e caso tivesse necessidade, precisaria recorrer a Floriano, que fica a 305 km de distância.

“Devido ao aumento de casos confirmados de coronavírus em nosso município, nós nos reunimos com a secretária de saúde e alguns vereadores para reforçar algumas medidas para evitar a disseminação do vírus. A partir das 17h desde sábado até 24 de segunda-feira será decretado o lockdown em todo o município”, declarou o prefeito Manoel Oliveira Galvão, Maninho (PSB).

O prefeito Maninho pediu que a população faça um esforço para que não haja aumento de casos no municípios e por isso fique em casa, caso seja necessário sair use a máscara.

O que é o lockdown? Entenda

Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19
Entenda algumas das expressões mais usadas na pandemia do covid-19

A palavra “lockdown” significa confinamento ou fechamento total. Ela vem sendo usada frequentemente desde o agravamento da pandemia da Covid-19.

Embora não tenha uma definição única, o “lockdown” é, na prática, a medida mais radical imposta por governos para que haja distanciamento social – uma espécie de bloqueio total em que as pessoas devem, de modo geral, ficar em casa.

Veja as diferenças dos termos relacionados à reação à pandemia de Covid-19:

  • Isolamento social – é, em princípio, uma sugestão preventiva para todos para que as pessoas fiquem em casa
  • Quarentena – é uma determinação oficial de isolamento decretada por um governo
  • Lockdown – é uma medida de bloqueio total que, em geral, inclui também o fechamento de vias e proíbe deslocamentos e viagens não essenciais

Se um governante impõe um “lockdown”, a circulação fica proibida, a não ser que ela se dê, por exemplo, para compra de alimentos, transporte de doentes ou realização de serviços de segurança.

Decretos no Piauí de isolamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).

Fonte: G1

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas