21.7 C
Picos

BELÉM | Barreira sanitária já realizou mais de 2,5 mil abordagens no combate ao coronavírus

#

A Prefeitura Municipal de Belém do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde segue trabalhando de forma intensa no combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), com o intuito de evitar o avanço da doença. E uma das principais medidas de prevenção a doença foi a implantação da barreira sanitária na entrada da cidade.

O trabalho iniciado no dia 30 de abril, é realizado pelo Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao coronavírus e coordenado pela Secretaria de Saúde, com o apoio da Polícia Militar, e já realizou cerca de 2,5 mil abordagens. De acordo com os dados divulgados pela gestão municipal, as pessoas são oriundas de aproximadamente 463 cidades de quase todos os estados do país.

Nas barreiras, os técnicos da secretaria perguntam sobre sintomas como febre, tosse, falta de ar e medem a temperatura com termômetros digitais, entregam folder educativo e conversam com motoristas e passageiros. Os profissionais da educação que ficam de plantão fazem uma triagem anotam o telefone, fazem perguntas e reforçam que todas as informações estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde.

Durante as abordagens, também é consultado o objetivo da viagem. Dos abordados, 26,4% responderam que estavam de passagem pelo município; 49,7% iam para o comércio (venda, compra e entrega de mercadorias); e 23,9% para outros estabelecimentos, como, correios, bancos, casa de parentes, dentre outras finalidades.

Além disso, durante a abordagem das barreiras sanitárias, uma equipe especializada da Vigilância em Saúde realiza a desinfecção dos pneus dos carros com uma solução de água e hipoclorito.

Do total de abordagens, 14 pessoas foram encaminhadas à Unidade de Básica de Saúde (UBS) Dalila Dulcineia Dias, onde foi criado uma ala de atendimento específico para pacientes que apresentam sintomas respiratórios, e duas testaram positivo para o Covid-19.

Matéria Relacionada – Duas pessoas em passagem por Belém testam positivo para o Covid-19

Atualmente, a cidade de Belém possui 6 casos confirmados, sendo 4 já contabilizados como curados, 41 notificações, 32 descartados, 3 suspeitos e 1 óbito.

O secretário Municipal de Saúde, Nil Boeiro, ressaltou que a barreira sanitária é importante para evitar a propagação do coronavírus. “São medidas preventivas que estamos tomando com o objetivo de frear a disseminação da doença”, frisou.

O gestor reforçou a importância de a população utilizar máscaras, lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel. “Não podemos descuidar. É momento de pensarmos na saúde de todos e sermos responsáveis. Quem puder, fique em casa, e quem sair, não deixe de usar a máscara”, disse.

Veja Fotos;

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas