28.9 C
Picos

Após cerca de uma década Barragem do Estreito volta a receber grande quantidade de água; fotos e vídeos

#

A Barragem do Estreito, localizada no município de Francisco Macedo, na divisa com o município de Padre Marcos, após quase 10 anos de grande estiagem, voltou a receber um grande acúmulo de água em virtude das fortes chuvas que caem sobre a região.

De acordo com informações de moradores, o açude registrou na manhã desta quinta-feira, 26, a quantidade de aproximadamente 16 milhões de metros cúbicos, 70% da sua capacidade, efeito da grande cheia do Rio Curimatá que esta desaguando na barragem há mais de uma semana.

Vale ressaltar que o reservatório transbordou pela última vez em 09 de abril de 2008, mas tendo no ano de 2011 o registro de um volumoso acúmulo de água.

A represa possui 20 metros e 40 centímetros de altura e sua capacidade é de 23.865 milhões de metros cúbicos de água, o mesmo teve sua construção iniciada na década de 90 e foi concluída em setembro de 2007, através de investimentos do Governo do Estado e Federal.

A reportagem do Portal InfoNewss apurou que no ano de 2017, em virtude da seca que assolou o semiárido piauiense, o aquífero registrou menos de 20% da sua capacidade, o que causou grande preocupação para toda a população na época.

Atualmente a barragem é responsável pelo abastecimento apenas dos municípios de Belém do Piauí e Padre Marcos, no entanto, o projeto do Governo do Estado visava levar água também as cidades de Alegrete, Caldeirão Grande, Francisco Macedo e Marcolândia.

Além do abastecimento, a barragem aquece a economia local através da piscicultura, agricultura e o turismo. Em toda a região, populares tem expressado grande alegria com o acúmulo de água.

Vídeo;

https://www.facebook.com/1416006821989234/posts/2566515350271703/?vh=e&d=n

Fotos;

Da redação, InfoNewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui