27.7 C
Picos

Alepi aprova antecipação do feriado do Dia do Piauí para sexta, dia 15 de maio

#

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou nesta segunda-feira (11) a antecipação do feriado do Dia do Piauí. Comemorado no dia 19 de outubro, o feriado passa para a próxima sexta-feira, 15 de maio. Os deputados votaram em sessão virtual.

Antes da votação no Plenário virtual, a antecipação foi aprovada nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Administração Pública e Política Social da Assembleia. O projeto de lei determina ainda aos órgãos e entidades da administração pública estadual, envolvidos direta ou indiretamente no combate à Covid-19, que reforcem a campanha #FicaEmCasa, que visa à conscientização sobre a importância do isolamento social.

A transferência do feriado do Dia do Piauí é uma das medidas de combate ao coronavírus. Em Teresina, o aniversário da capital, comemorado no dia 16 de agosto, foi antecipado para o dia 17 de abril.

Com a mudança da data, o governo do estado espera diminuir a circulação de pessoas nas ruas como medida de combate ao coronavírus. De acordo com o governador Wellington Dias (PT), a medida foi tomada em razão da grave crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 e serve para estimular o isolamento social no estado.

“O objetivo é garantir a facilitação do isolamento social. É uma data simbólica e especial, mas peço a compreensão de todos, pois nesse momento a vida está acima de tudo e, pela vida, neste ano vamos comemorar o Dia do Piauí em maio dentro de casa”, explicou o governador na mensagem.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Escolas, universidades e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Fonte: G1 PI

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas