23.2 C
Picos

Órgãos de Segurança criam Força Integrada para combater facções criminosas no Piauí

#

Órgãos de Segurança Pública do Piauí criaram uma Força Integrada para combater facções criminosas que atuam no Litoral do estado, principalmente em Parnaíba. Os representantes de cada órgão se reuniram nesta terça-feira (19) para traçar estratégias.

A Força Integrada é formada pelas polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil, Municipal e Penal. A base será na Delegacia Regional da Polícia Federal no município.

Para o combate à criminalidade em Parnaíba, serão tomadas algumas medidas como: qualificação de pessoal, aquisição de equipamentos, viaturas e sistemas de inteligência integrados.

Integrantes da Força Nacional  — Foto: Ministério da Justiça/Reprodução

Integrantes da Força Nacional — Foto: Ministério da Justiça/Reprodução

Em setembro deste ano, o município pediu reforço da Força Nacional após aumento da criminalidade no Litoral do Piauí. O prefeito Francisco Moraes Sousa, o Mão Santa (DEM), enviou o pedido de reforço da Força Nacional, que foi oficializado ao ministro da Justiça, Anderson Torres, e ao presidente Jair Bolsonaro.

Baixo efetivo

Polícia Militar de Parnaíba  — Foto: Tiago Mendes

Polícia Militar de Parnaíba — Foto: Tiago Mendes

A segunda maior cidade do Piauí, Parnaíba, tem um policial militar para cada 443 habitantes. O número inclui ainda policiais da reserva. Ao todo, são 345 policiais para uma população de 153 mil pessoas, conforme última estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente a 2021.

O número ideal, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), seria de um policial para cada 250 habitantes. Com o baixo índice, que evidencia o aumento da criminalidade na região, moradores cobram a presença do policiamento ostensivo nas ruas para maior segurança.

Fonte: G1 Piauí

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas