23 C
Picos

Operação flagra aumento abusivo de combustíveis e autua postos em Teresina

#

O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) realizou nesta quinta-feira (26) uma operação de fiscalização nos postos de combustíveis de Teresina e identificou aumento abusivo nos preços.

Foram dois postos autuados na operação e outros seis estabelecimentos tiveram aumento, alegando reajuste das distribuidoras. O Procon informou que as distribuidoras também serão autuadas.

A Petrobras anunciou que a partir de quarta-feira (25) seria realizado um aumento de 7,4% no preço médio de venda da gasolina em suas refinarias, passando de R$ 3,08 para R$ 3,31 por litro.

O gerente de fiscalização do Procon, Arimatéia Leão, informou que após o anúncio, os postos de combustíveis já realizaram o aumento, por isso dois foram autuados por aumento abusivo no preço.

Outros 6 postos também tiveram um aumento, mas são as distribuidoras que serão autuadas, porque foram elas que repassaram a alta no valor para os empresários.

Segundo Arimatéia Leão, com o aumento nas refinarias na quarta-feira, não seria possível repassar hoje essa alta no preço para os empresários ou o consumidor.

“Constatamos aumento, e isso ocorreu devido à distribuidora passar ontem para esses postos de combustíveis. Agora nosso alvo será as distribuidoras, porque naquela história que teve aumento na refinaria, não teria como já chegar na distribuidora no mesmo dia. Então elas possuem esse produto antigo no estoque e antes de chegar o [novo] produto, já repassou com aumento para os donos de postos”, explicou.

Ele disse que distribuidoras serão identificadas e autuadas. “Nós coletamos todas as informações, nota fiscal, e o próximo passo é autuar essas distribuidoras que já repassaram ontem, isso caracteriza prática abusiva, elevar o preço sem justificativa. Ou seja, tem um grande estoque de um produto antigo e repassaram para donos de postos com aumento, que já evidentemente passa para o consumidor”, destacou.

Bárbara Rodrigues
redacao@cidadeverde.com

Redação
Redaçãohttps://www.infonewss.com
Redação do Portal Info Newss. (89) 99463-3489
Veja também
Notícias relacionadas