Uma operação policial realizada na tarde da última quarta-feira (4), em Inhuma–PI, resultou na recuperação de 18 ovelhas e diversos materiais furtados em Acauã–PI. A ação visou cumprir um mandado de busca e apreensão após registros de furtos nas margens da BR-407, em um trecho de mais de 200 km que atravessa os estados do Piauí e Pernambuco.
A operação contou com a participação de diversas forças de segurança. Estiveram envolvidas equipes da Força Tática e do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Acauã, ambos vinculados à 1ª Companhia do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM), equipes da 3ª Companhia do Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (BEPI). Também participaram a Delegacia de Polícia Civil de Inhuma, a 12ª Delegacia Regional de Paulistana, a 3ª Delegacia Regional de Picos e a Delegacia de Homicídios, Tráfico e Latrocínio de Picos.
A investigação começou após uma série de ocorrências que incluíram o furto de materiais avaliados em aproximadamente R$ 15 mil em uma chácara em Acauã–PI, em maio deste ano.
No dia 25 de novembro, os suspeitos voltaram a agir, dessa vez em uma propriedade rural próxima ao local do furto anterior. Dessa vez, foram levadas 35 ovelhas, além de ferramentas como picaretas, chibancas e outros objetos.
Identificação e cumprimento do mandado
As investigações, conduzidas de forma integrada entre as forças policiais, incluíram a análise de imagens de câmeras de segurança, que possibilitaram a identificação das placas dos veículos utilizados nos crimes.
De bases das informações, os policiais localizaram os suspeitos e solicitaram o mandado de busca e apreensão.
Durante o cumprimento do mandado em uma residência na cidade de Inhuma–PI, foram encontradas 18 das ovelhas furtadas, além de duas portas, um compressor e uma lixadeira, provenientes do furto ocorrido em maio.
O material recuperado estava a cerca de 260 km do local dos crimes, em uma zona rural, destacando a complexidade da quadrilha e da operação.
Todos os objetos e os veículos utilizados nas ações criminosas foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Inhuma, onde os procedimentos legais foram realizados.
Mais fotos