34.6 C
Picos

Operação da PF cumpre 38 mandados no Piauí e Maranhão

#

A Polícia Federal no Maranhão deflagrou nesta quinta-feira (10), a “Operação Hesíodo”, com objetivo de desarticular uma organização criminosa que atua em vários estados do Brasil, responsável por tráfico de armas, drogas, crimes violentos e lavagem de dinheiro.

Ao todo serão cumpridos 38 mandados expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal da Comarca de São Luís/MA, sendo 24 de busca e apreensão, 14 mandados de prisão temporária, além de constrição patrimonial, nos municípios de Caxias e Timon, no Maranhão e em Teresina, capital do Piauí.

A Polícia Federal destacou que a Operação Hesíodo faz parte do desdobramento de um inquérito policial instaurado inicialmente para investigar grupos criminosos com envolvimento em roubos contra instituições financeiras e a transportadoras de cargas no interior do Maranhão.

Durante as investigações, a Polícia Federal observou que em algumas regiões do interior do Maranhão haviam pessoas ligadas a uma facção criminosa com atuação em âmbito nacional. Alguns investigados tinham a incumbência de serem o braço armado do grupo criminoso, realizando cobranças de dívidas, enquanto outros realizavam a venda de drogas e armas e alguns operavam financeiramente, fazendo a lavagem de dinheiro.

Os envolvidos, caso condenados, podem responder em tese pela prática de crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

O nome da operação se deu devido a Hesíodo ser um poeta grego, que escreveu a obra Teogonia, na qual fez referência a origem de monstros da mitologia grega que espalhavam terror e miséria. Cerca de 102 policiais federais participam da operação, com apoio da Polícia Civil de São Luís, cães farejadores, grupos táticos do Comando de Operações Táticas (COT) e apoio aéreo do Comando de Aviação Operacional (CAOP), grupos esses especializados em operações de alto risco.

Fonte: Portal R10

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas