quarta-feira, 27 outubro 2021
Casa / Outros destaques / Nova ferrovia interligará Piauí e Pernambuco

Nova ferrovia interligará Piauí e Pernambuco

O ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, participou, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, nesta quinta-feira (02), da cerimônia de lançamento do programa Pro-Trilhos, do ministério da Infraestrutura, que vai impulsionar o surgimento de novas ferrovias.

Foram formalizados os pedidos para a construção de 10 novas ferrovias pelo novo regime de autorização. Uma dessas novas linhas de trem vai ligar o município de Curral Novo, no Piauí, à cidade de Suape, em Pernambuco.

“Essa nova ferrovia, aliada à Transnordestina, terá um enorme impacto no desenvolvimento do Piauí. Agradeço ao ministro Tarcísio por contemplar o nosso estado”, afirmou o ministro Ciro Nogueira.

Ao todo, a ferrovia terá 717 km de extensão, com investimento privado de 5,7 bilhões, realizado pela empresa Planalto Piauí Participações. A conquista é fruto da Medida Provisória 1065/2021, editada nesta semana pelo governo federal, que permite a construção de novas ferrovias por autorização, modelo já utilizado hoje na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.

A cerimônia marcou o lançamento do programa Pró-Trilhos, do ministério da Infraestrutura, que reúne uma série de iniciativas do governo federal para impulsionar o investimento em ferrovias no país. De acordo com o ministro da pasta, Tarcísio Gomes de Freitas, trata-se da “maior revolução ferroviária nos últimos 100 anos do país”.

Da Redação
[email protected]

Sobre Márcio Lopes

Colaborador do Portal Info Newss.

Verifique também

No Piauí, 58% das cidades registram aumento de novos casos de Covid; duas decretam medidas restritivas

No Piauí, 129 cidades registraram aumento de novos casos da Covid-19 nos últimos 15 dias. …