28.4 C
Picos

Nova cepa já está no Piauí, confirma superintendente do Hospital Universitário

#

Em entrevista ao Jornal Agora, da Rede Meio Norte, o superintendente do Hospital Universitário (HU), Paulo Márcio, revelou que o Estado do Piauí já registrou a nova cepa da Covid-19. O assunto foi discutido nos últimos com a chegada dos pacientes de Manaus (AM), onde já foi encontrada a nova variante da Sars-Cov-2, confirmada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Anteriormente, ele havia descartado que esses 9 pacientes amazonenses poderiam trazer essa cepa ao estado. “Essa cepa já está aqui em Teresina. No Parque Piauí, Promorar, no Bela Vista, no Mocambinho; na cidade inteira, pois ela já está no país inteiro. Essa cepa não chegou ao Amazonas porque foi levada por aviões da FAB, ela entrou pelos aeroportos normais de São Paulo, do Rio de Janeiro, Teresina. Ela entrou normalmente. Aqui no Piauí já tem ela circulando, não é nenhuma novidade”, disse.

ASSISTA: 

Paulo Márcio explicou ainda que a situação no Amazonas não se agravou por ela. Para ele, a Saúde local falhou em seu planejamento e a população também não contribuiu com os devidos cuidados. “A população baixou a guarda, se expôs com essas festas de fim de ano. O que está acontecendo hoje, no dia 15 do mês, é fruto da infecção que teve no final do ano. Isso é matemática”, completou.

Sobre a redução do número de pacientes previstos para vir a Teresina – anteriormente eram 30 – Paulo Márcio disse que alguns passaram mal durante o processo de remanejamento para a aeronave e outros estados também receberam esses pacientes. “O Hospital Universitário se prontificou a receber 30 pacientes, que foi a primeira instituição a abraçar Manaus. Dois pacientes ficaram tão graves nos hospitais lá de Manaus, que resolveram nem vir. Outros dois foram transferidos ao aeroporto de Manaus, mas passaram mal durante esse caminho. Outros passaram mal no avião e foram retirados antes do voo. De forma que nove pacientes foram habilitados para fazer o voo, juntamente com tripulação de cinco integrantes: dois pilotos, um médico e dois enfermeiros”, informou.

Pacientes de Manaus são transferidos para outros estados (Reprodução/ FAB)

Já em relação ao estado de saúde dos pacientes, o superintendente do HU disse que dois pacientes estão mais graves e foram encaminhados prontamente para a UTI. “Eles estão bem, graças a Deus e respirando normalmente através de um suporte de oxigênio, mas conscientes, lúcidos, medicados e já foram avaliados por nossa equipe. Os outros sete pacientes estão com algum grau de gravidade, mas eles não precisam de UTI; ficaram em uma unidade semi intensiva”, finalizou.

Comparativo mês a mês de hospitalizações em Manaus

Janeiro 2021 – 2.221 (em apenas 12 dias)

Dezembro – 1.371 (mês inteiro)

Novembro – 805 (mês inteiro)

Outubro – 775 (mês inteiro)

Setembro – 359 (mês inteiro)

Agosto – 318 (mês inteiro)

Julho – 401 (mês inteiro)

Junho – 861 (mês inteiro)

Maio – 1.926 (mês inteiro)

Abril – 2.128 (mês inteiro)

Março – 107 (mês inteiro)

Pacientes aguardando internações em leitos Covid – clínicos e UTI

TOTAL: 374 (Manaus e interior)

Fonte: Meio Norte

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas