Slider
quinta-feira , 14 novembro 2019
Slider
Casa / Notícias Destaques / Pesquisa sobre chuvas no PI é selecionada em congresso internacional

Pesquisa sobre chuvas no PI é selecionada em congresso internacional

Slider

O Climatologista e docente, Werton Costa, do curso de Geografia da UESPI, representará o Piauí, junto com o profª Francílio de Amorim dos Santos(IFPI), no VII Simpósio Internacional de Climatologia, com o trabalho sobre a análise de chuvas extremas em Parnaíba, no período de março e abril de 2019. O evento acontece de 11 a 14 de novembro em Belém-PA.

O trabalho foi um levantamento dos episódios de chuva extrema que ocorreram em Parnaíba, entre março e abril deste ano. “Foi o maior registro de chuva extrema dos últimos 20 anos”, afirma o professor Werton Costa. Segundo ele, o superaquecimento das águas do oceano atlântico provocaram essa condição extrema na cidade. Em apenas dois meses choveu o equivalente a chuva de um ano inteiro. “Só no dia 21 de março de 2019, em um único dia, choveu a chuva do mês inteiro. A média de chuva prevista para março era de 259 milímetros e choveu 261”, pontua.

Werton Costa, Climatologista infliente, representará o Estado no VII Simpósio Internacional de Climatologia.Foto: Raissa Alves/JMN

Os pesquisadores concluíram que houve um aumento exponencial da temperatura no atlântico, uma anomalia positiva de temperatura, que fez com que se formassem grandes instabilidades sobre o litoral de Parnaíba. “A zona de convergência intertropical, que é o principal motor de chuva no Nordeste, acabou se posicionando sobre a cidade basicamente entre Camocim e Barreirinhas, e fez com que o ocorresse o aumento de precipitação extrema provocando grandes transtornos”, explica o professor Werton. Os pesquisadores apontam no estudo ações emergenciais e preventivas para gerir desastres ambientais, como investir na educação de risco e na infraestrutura da cidade para situações de alagamento e chuvas.

O Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) com a finalidade de reunir a comunidade científica e profissional do Brasil e do exterior para apresentar e discutir temas associados ao clima e seus impactos nas atividades humanas. O SIC tem o objetivo de promover, incentivar e divulgar as pesquisas na área de meteorologia e climatologia, congregando pessoas que se dedicam ou se interessam pelo tema, visando uma cooperação estreita entre os congressistas, levando a um efetivo intercâmbio de informações e de conhecimentos.

Fonte: Meio Norte

Sobre Arienne Macedo

Arienne Macedo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *