23.6 C
Picos

No Piauí, 58% das cidades registram aumento de novos casos de Covid; duas decretam medidas restritivas

#

No Piauí, 129 cidades registraram aumento de novos casos da Covid-19 nos últimos 15 dias. Os municípios de Curralinhos e Bela Vista do Piauí adotaram medidas restritivas após o avanço da doença. Os dados são do levantamento feito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Friocruz).

O pesquisador Emídio Matos, doutor em biomedicina e coordenador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da UFPI, destacou que ainda é alto os números casos da doença e que algumas cidades vivem um novo surto, principalmente aquelas que têm menos de cinco mil habitantes.

“Miguel Leão é uma cidade de 1.250 habitantes e está com surto de novos casos nos últimos dias, assim como Simplício Mendes, São João da Canabrava, São João do Piauí, consideradas de médio porte. É uma série de cidades que precisam entender melhor a dinâmica do comportamento da população e fazer um alerta para que os moradores usem os equipamentos individuais da maneira correta, não abandone o uso de máscaras para que possa efetivamente controlar a pandemia no estado do Piauí”, destacou.

Para Emídio Matos, é preciso compreender as causas dos surtos para agir precocemente para não repetir as medidas restritivas. “Se não agir localmente, a gente tem o risco do espalhamento do vírus por todo o estado e ter que regredir nas medidas de reabertura dos serviços, da economia”, ressaltou.

Municípios adotam medidas restritivas

O município de Curralinhos, a 85 quilômetros de Teresina, registrou 60 novos casos de Covid-19 nas duas últimas semanas. Para impedir o avanço da doença, o prefeito Everardo Lima assinou um novo decreto restringindo as atividades econômicas e sociais na cidade.

Em Curralinhos, os eventos culturais, esportivos, religiosos e culturais estão suspensos do dia 21 de outubro até o próximo domingo (31). O decreto assinado pelo gestor também determina que bares e restaurantes só funcionem por delivery até às 23h, missas e cultos estão suspensos, além de banhos de cachoeira e da circulação de pessoas em espaços públicos depois das 18h, entre outras medidas.

No município de Bela Vista do Piauí, o prefeito Francisco de Sousa Neto (PT) também adotou medidas restritivas na cidade, como a suspensão da realização de eventos e toque de recolher após aumento de casos de Covid-19. As medidas já entraram em vigor e seguem até o dia 1º de novembro deste ano.

Fonte: G1 Piauí

Márcio Lopes
Márcio Lopeshttps://www.infonewss.com
Colaborador do Portal Info Newss.
Veja também
Notícias relacionadas