23.2 C
Picos

Fortes chuvas no sertão Piauiense gera enxurrada no rio Curimatá e primeiras águas se aproximam da barragem do Estreito, Veja;

#

A seca no Piauí nos últimos anos tem deixado o nordestino repleto de tristeza. No entanto, nos últimos três dias, devido as primeiras chuvas, com maior intensidade, na referida região, os moradores tem expressado sua alegria com o acúmulo de água. Tem-se por exemplo, o rio Curimatá, localizado na cidade de Francisco Macedo, em que o acúmulo de água é tamanho, que chega a ser festejado nas redes sociais, de forma eufórica, pela população.

Para a felicidade dos moradores de Francisco Macedo e demais cidades circunvizinhas, o rio Curimatá se aproxima da barragem do Estreito com um acúmulo imenso de água. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram a beleza da água correndo rumo a barragem supracitada.

Um dos registros mostra as primeiras águas do Rio Curimatá em um interior do município de Francisco Macedo.

Veja o vídeo colhido nas redes sociais;

 

Barragem do Estreito

A Barragem do Estreito está localizada no município de Francisco Macedo, na divisa com o município de Padre Marcos. A referida barragem chegou a transbordar em  09 de abril de 2008, no entanto, hoje se encontra com menos de 15% de sua capacidade.

Infonewss.com Foto: Mateus Ribeiro

A Barragem do Estreito tem 20,40m (vinte metros e quarenta centímetros) de altura e capacidade máxima de reserva de 23,885 milhões de metros cúbicos de água. Sua construção começou na década de 90, mas só em setembro de 2007 foi concluída.

Infonewss.com
Foto: Mateus Ribeiro

O projeto do Governo do Estado visava levar água a cinco cidades da região, as cidades beneficiadas seriam: Alegrete, Caldeirão Grande, Francisco Macedo, Marcolândia e Padre Marcos que até então a única cidade que era beneficiada, no entanto, Belém do Piauí também começou a ser abastecida pela barragem do estreito, tendo em vista que seu reservatório ( barragem do caboclo), como pode ser visto pela a imagem abaixo, acabou secando completamente.

Essa “transposição” de água não previsto inicialmente acabou sobrecarregado a barragem do estreito, o que acabou contribuindo para a diminuição de água nos últimos anos, causando grande preocupação para toda a população. Por isso, com toda razão, a população festeja as recentes chuvas.

Infonewss.com
Foto: Mateus Ribeiro
Barragem do Caboclo completamente seca.

Prefeito de Belém do Piauí decreta situação de Emergência por falta de água, Confira;

Da Redação, Infonewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui