Com a conclusão das convenções partidárias, a corrida para a prefeitura de Teresina conta agora com nove candidatos oficialmente registrados. Os postulantes são: Dr. Pessoa (PRD), Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Lourdes Melo (PCO), Professor Tonny (NOVO), Santiago Belizário (UP), Silvio Mendes (União Brasil) e Telsírio Alencar (Mobiliza). O MeioNews apresenta um panorama detalhado sobre cada um desses candidatos.
Uma característica em comum entre todos os concorrentes é que nenhum deles nasceu na capital piauiense; todos vêm do interior do estado, além de um que é natural do Ceará e outro do Maranhão. Lourdes Melo se destaca por ser a única mulher na disputa, enfrentando uma competição composta exclusivamente por homens.
Dr. Pessoa
Dr. Pessoa, conhecido formalmente como José Pessoa Leal, tem 77 anos e é médico de Água Branca. Ele está buscando a reeleição sob a coligação “Fazemos mais com o Povo”, formada pelos partidos Avante, PRD e PL. O ex-vereador Ricardo Bandeira, do Avante, é o seu candidato a vice.
Além disso, o atual prefeito conta com o apoio de três diferentes chapas de candidatos a vereadores na sua campanha para a prefeitura de Teresina.
Fábio Novo
Fábio Novo, de 50 anos e natural de Bom Jesus, é deputado e está na disputa pela prefeitura com o apoio da coligação “Juntos por Teresina”, que reúne os partidos PDT, MDB, PODE, DC, AGIR, PSB, PSD, SOLIDARIEDADE, PSDB, Cidadania, PC do B, PV e PT. O seu companheiro de chapa para a vice-prefeitura é o médico Paulo Márcio, do MDB.
O candidato do PT será respaldado por dez diferentes chapas para a câmara municipal, totalizando aproximadamente 300 candidatos ao legislativo municipal de Teresina.
Francinaldo Leão
Francinaldo Leão, com 49 anos, é motorista de aplicativo e natural de Porto. Ele conta com o apoio da federação PSOL e REDE Sustentabilidade. Sua vice é Maria Lúcia Oliveira.
O partido também lançou candidaturas à Câmara Municipal de Teresina.
Geraldo Carvalho
Geraldo Carvalho, de 66 anos, é servidor público federal e natural de Piracuruca. Ele concorre pelo PSTU e seu vice é Gervásio Santos.
O partido tem duas candidaturas à Câmara Municipal de Teresina.
Lourdes Melo
Lourdes Melo, de 71 anos, é professora e natural de Pedreiras, Maranhão. Ela disputa pelo PCO e tem Deuselia Lopes como vice. Lourdes participa de eleições desde 2006, tendo concorrido diversas vezes a cargos majoritários.
Essa é a décima candidatura majoritária da professora, seja para Prefeitura ou Governo.
Professor Tonny
Professor Tonny, cujo nome é Tonny Kerley de Alencar Rodrigues, tem 35 anos, é natural de Marcolândia e concorre pelo partido Novo. Seu vice é o médico Wallace Miranda.
O NOVO também conta com uma chapa proporcional e projeta eleger pela primeira vez algum vereador em Teresina.
Santiago Belizário
Santiago Belizário, com 31 anos, é estudante e natural de Fortaleza. Ele concorre pela UP e sua vice é Dara Neto.
Ligado aos movimentos sociais, o Unidade Popular também conta com candidaturas à Câmara Municipal de Teresina.
Silvio Mendes
Silvio Mendes, de 74 anos, é médico e natural de Campo Maior. Ele busca sua sexta eleição com o apoio da coligação “Teresina no caminho certo”, formada por União Brasil, Progressistas e Republicanos. Já foi prefeito de Teresina por dois mandatos e disputou o governo do Piauí em duas ocasiões. Seu vice é o deputado estadual licenciado Jeová Alencar.
Ao todo, três chapas proporcionais apoiam o candidato do União Brasil, com 90 pleiteantes à Câmara da capital piauiense.
Telsírio Alencar
Telsírio Alencar, de 59 anos, é advogado e natural de São Pedro do Piauí. Ele concorre pelo Mobiliza, e sua vice é Juliana Mâcedo. Telsírio já disputou eleições para vereador e deputado estadual.
O MOBILIZA não terá chapa de candidatos a vereador.
Esses candidatos agora se preparam para a disputa eleitoral que definirá o futuro prefeito de Teresina.
Fonte: Meio Nono