33.7 C
Picos

Secretaria de Saúde de Marcolândia promove evento sobre prevenção contra o câncer de próstata

#

A Secretaria Municipal de Saúde de Marcolândia promoveu na tarde deste sábado, 24 de novembro, na sede do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), um encontro onde reuniu mais de 400 homens para esclarecer informações sobre um grande problema que atinge milhões de brasileiros, que é o câncer de próstata.

Fazendo parte da mobilização do “Novembro Azul”, desenvolvida em todo país neste mês de novembro, a campanha também ganhou destaque no município de Marcolândia com a realização de uma palestra “Sobre a Saúde do Homem”, proferida pelo urologista Natanael Modesto, e ainda, com a realização do exame antígeno específico da próstata (PSA), que detecta alteração ou não na próstata.

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Evento contou com grande participação

Logo após sua explanação, o Dr. Natanael Modesto tirou dúvidas dos participantes do encontro, esclarecendo informações sobre o assunto. “A principal mensagem que levamos através do Novembro Azul é fazer com que os homens se conscientizem da necessidade de cuidarem de sua saúde, não só pensando no problema da próstata, mas lembrar de todos os problemas que afetam o homem. A gente chama atenção para o câncer de próstata, mas é fundamental também saber que os problemas cardiovasculares, a hipertensão, diabetes, o colesterol alto, a violência e agressões físicas, isto tudo são fatores de risco das doenças do homem, inclusive são as principais causas de mortalidade do homem”, destacou.

Dr. Natanael Modesto

O Dr. Natanael Modesto ressaltou ainda da importância do diagnostico precoce no combate ao câncer de próstata. De acordo com o urologista é necessário que o homem tenha a consciência de fazer o exame do toque ou do PSA quando for indicado, principalmente a partir dos 45 e 50 anos de idade.

Dúvidas sobre o assunto foram tiradas no evento

Já o secretário municipal de saúde de Marcolândia, Gilmar Coutinho (Diba), manifestou sua alegria em promover o encontro. “Para nós que fazemos a Secretaria de Saúde é um a grande satisfação, pela iniciativa de nosso gestor Chico Pitu, realizarmos esta mobilização do Novembro Azul aqui em nossa cidade. Sabemos que o homem às vezes tem suas dificuldades de procurar um  urologista e então a gente se preocupou em trazer um especialista da área para proferir uma palestra sobre o assunto e também disponibilizarmos o exame do PSA para todos o homens aqui presentes”, frisou.

Diba, secretário de saúde de Marcolândia

O secretário lembrou ainda que durante a semana foram também realizados a coleta de sangue para o exame do PSA com os homens da zona rural, e ainda, foi feita a coleta da triglicéride, diabete e colesterol. “Temos a Clinilab Coutinho que é parceira do município e são eles que estão conduzindo a coleta de sangue e posteriormente procedendo o exame. Ao todo mais de 600 homens realizaram o exame e aquele que porventura tiver com a próstata alterada iremos disponibilizar a ultrassom”, finalizou.

Exame do PSA foram disponibilizados para todos os homens

Além do secretário de saúde e do médico Natanael estiveram também presentes no evento o coordenador municipal da saúde, Dr. Corinto Matos; a nutricionista Julianny Diniz; o fonoaudiólogo Paulo Fernandes; as enfermeiras Laís Teixeira e Vera, além da vice-prefeita Vanete Rodrigues; do vereador Dunga; dos secretários de cultura (Jonas Sousa) e de Desenvolvimento Rural (Reginaldo Sousa); do empresário Joel Coutinho e demais servidores da saúde.

Autoridades prestigiaram evento

FONTE: Folha Atual

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui