24.8 C
Picos

Saúde de Belém do Piauí promove dia ‘D’ de vacinação contra o sarampo

#

Neste último sábado, dia 26 de outubro, a Prefeitura Municipal de Belém do Piauí, por meio da Secretaria Saúde, realizou o dia ‘D’ da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.

A campanha que se iniciou na zona rural do município durante os dias 24 e 25, teve sua culminância na UBS Adão Batista de Oliveira, onde contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde Nil Boeiro, os enfermeiros Wolney Barros e Kellyane Feitosa, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e o público alvo.

De acordo com o Secretário de Saúde do Município, Nil Boeiro, o foco principal da campanha foram as crianças de seis meses e menores de cinco anos, levando em consideração a vulnerabilidade em contrair o sarampo, objetivando prevenir eventuais complicações decorrentes da doença.

Secretario Municipal de Saúde do Município de Belém do Piauí, Nil Boeiro.

O secretário destacou ainda que a campanha de intensificação no município atingiu 100% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. “Nosso intuito principal era justamente esse, vacinar todas as crianças do nosso município que se enquadram na faixa etária da campanha, como determina o ministério, mantendo longe essa doença que tanto tem assustado o país”, destacou.

Vale ressaltar que para melhor acolher as crianças, secretaria montou uma grande estrutura na Unidade de Saúde, além da entrega de lembrancinhas e brindes.

Sarampo_

Doença infectocontagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções expelidas pelo espirro ou pela tosse. O sarampo é uma doença classificada potencialmente grave.

Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas com imunodeficiências.

Veja algumas fotos da culminância;

Da Redação, Info Newss

Humberto Júnior
Humberto Júniorhttps://www.1bertojunior.com
Amante da tecnologia e desafiador.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui