terça-feira , 7 janeiro 2020
Casa / Municípios / Prefeitura de Padre Marcos-PI promove dia ‘D’ de mobilização contra o Câncer de Próstata para mais de 200 homens

Prefeitura de Padre Marcos-PI promove dia ‘D’ de mobilização contra o Câncer de Próstata para mais de 200 homens

Com o intuito de intensificar os cuidados com a saúde do homem, a Secretaria Municipal de Padre Marcos-PI, por meio da Secretaria de Saúde realizou neste último sábado, 30, o Dia “D” de Mobilização Contra o Câncer de Próstata, dentro da campanha Novembro Azul.

Com o tema, “novembro Azul, homem que se cuida tem atitude”, o evento foi promovido sede da Assistência Social, e contou com a participação de mais de 200 homens, e a todos os funcionários da rede municipal de saúde. 

Além de palestra sobre a temática os pacientes puderam receber atendimentos nas áreas de clínica geral e urologia, como aferição da pressão, teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis, além de informações com problemas lombares e de coluna juntamente com meios de prevenção do caso de câncer de próstata.

Dando continuidade as atividades, após o termino da palestra, foram efetuados inúmeros exames médicos, procurando abranger diversas áreas da saúde. Dentre os exames disponíveis, estavam, teste de pressão arterial, glicemia, DST e avaliação auditiva com a Dra. Mauriceles, avaliação nutricional com a Nutricionista Elaine, aplicação de bandagem analgésica pelos Fisioterapeutas Darlan e Conceição.

Em entrevista ao Portal InfoNewss, a Secretária Municipal de saúde, Maria Lucia, ressaltou a importância da campanha. “É momento ímpar, principalmente pela resistência masculina, muitos homens ainda têm certo preconceito para procurar ajuda. Não se trata de uma questão de masculinidade, e sim de saúde. E que deve ser priorizada. Por isso, a gestão do prefeito Valdinar tem estimulado ações visando a melhor conscientização acerca dos cuidados e prevenção quanto ao câncer de próstata”, ressaltou.

Para a palestrante do dia, o Fisioterapeuta Municipal, Darlan, que abordou sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de próstata, o Novembro Azul é o momento ideal para se pensar a saúde do homem em todos os aspectos. “Hoje foi a realização da campanha do novembro azul, uma ação efetuada a nível mundial que fala sobre a importância da prevenção e tratamento do câncer de próstata. Durante minha conversa eu abordei as principais doenças que atingem a próstata, formas de tratamentos, periculosidade, formas de tratamento e diagnósticos para que assim eles possam lidar melhor com este assunto.” Explanou.

Após o termino de todas as atividades dispostas pela rede municipal, os presentes ainda puderam se servir de um vasto café da manhã. Na ocasião os alunos e gestores da escola, Constâncio de Carvalho, que participam da ação, distribuíram panfletos informativos aos presentes. 

Vale ressaltar que, além dos serviços já citados, todos os munícipes entre 20 e 29 anos, homens e mulheres, participaram da campanha de vacina contra o sarampo. 

Veja fotos;

[rl_gallery id=”94061″]

Da redação, InfoNewss.com

Sobre Márcio Lopes

Márcio Lopes
Colaborador do Portal Info Newss e atual redator e fotografo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *