29.1 C
Picos

PADRE MARCOS | Secretaria de Saúde inicia campanha de vacinação antirrábica

#

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos-PI, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira (12/02), às 8h, no Povoado Riacho do Padre a abertura da Campanha Antirrábica.

A vacinação foi realizada no antigo antigo posto de saúde do referido povoado, onde a equipe de saúde atendeu também a população das localidades Caraíbas, Munduri e Malhadinha.

A mobilização que será realizada durante toda a semana na zona Rural e Urbana, segue até o próximo sábado (16), onde ocorrerá o dia “D” de vacinação, com o oferecimento do serviço na sede do município em 2 (dois) postos locais previstos, no horário de início para as 8h da manhã.

De acordo com a Secretária de Saúde, Maria Lúcia Silva, a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais e da população. Ela explicou que a idade mínima para vacinação é de três meses e lembrou que a vacina é a única forma de garantir a saúde e proteção desses animais contra a raiva.

Durante a vacinação, os proprietários devem adotar algumas medidas de segurança ao levar seu animal. O cão deve estar devidamente com guia e coleira, em caso de cão bravo deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas. Dessa forma o animal e a equipe de vacinação estarão seguros de eventuais acidentes.

Para que o animal seja vacinado, o proprietário deve levar o cartão de imunização do animal, mas aqueles que não tiverem o cartão também receberão o comprovante de vacinação. Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o proprietário deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias.

Vacinação Antirrábica

DOENÇA: A raiva é uma doença fatal infecciosa que pode ser transmitida aos seres humanos por animais suscetíveis ao vírus. A contaminação acontece quando a pessoa é mordida ou tem contato com a saliva de cães e gatos doentes. Pessoas mordidas, arranhadas ou feridas devem lavar bem o local com água e sabão e procurar o atendimento médico.

Além disso, o animal deve ser observado por dez dias em local isolado. No caso de qualquer mudança de comportamento as autoridades de saúde deverão ser informadas.

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui