34.6 C
Picos

PADRE MARCOS | Prefeito Valdinar participa de audiência com Secretário Estadual de Cultura para construção de Museu no município

#

Com o intuito de resgatar a história e cultura do município de Padre Marcos, o prefeito Valdinar Silva, esteve em reunião nesta quarta-feira (10) na capital, Teresina com o Deputado Georgiano Neto e o Secretário de Cultura, Fábio Novo, onde discutiram a elaboração do projeto para  construção do Museu do Padre Marcos de Araújo Costa.

MATÉRIA RELACIONADA

Em Teresina, prefeito Valdinar e vice-prefeito Valdo recebem Planta original da casa do Padre Marcos

O projeto do resgate da memória do município, é resultado de muita luta do atual gestor, Valdinar Silva, do vice prefeito, Valdo Benedito da Silva, da Secretária de Cultura, Linara e do Advogado e Acessor Jurídico do Município, Dr° Raimundo.

O projeto que está em andamento, visa resgatar a história, cultura e memória não apenas do município, da macrorregião que na época tinha suas rotas, ligadas a Padre Marcos. O museu levará o nome do Pe. Marcos. A nomeação do museu é também uma forma de homenagem ao homem que juntamente com o pai, Francisco Marcos de Araújo Costa, realizaram grandes obras em torno da cidade, entre elas: em 1820, foi construída a primeira escola, no mesmo ano, a Capela da Boa Esperança, hoje Paróquia de Santo Antônio, além da Casa Grande.

A construção do Museu está previsto para ser realizado no local onde funcionava o antigo banco do estado, localizado na rua Joaquim Rodrigues no centro da cidade. O intuito do projeto é preservar a história de Padre Marcos, no qual hoje, nomeia o município e pretende contar muito de sua trajetória em épocas de estudo onde passou por vários estados e fora do País.

O museu resguardará também, épocas em que Padre Marcos ensinava disciplinas como; matemática, filosofia, teologia entre outras e hospedava inúmeras pessoas com o pai, mais precisamente na fazenda da Boa Esperança, pessoas de outros estados como, Maranhão, Ceará e Pernambuco que por lá trafegavam.

 Veja algumas fotos do encontro;

Fonte: Piauí em Foco

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui