28.2 C
Picos

FRANCISCO MACEDO | Saúde abre campanha “Azul e Rosa” com a realização de exames de PSA para cerca de 200 homens

#

A Prefeitura de Francisco Macedo-PI, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira, 27, na Unidade Básica Avançada de Saúde Joaquim Antão de Carvalho Neco cerca de 200 exames de PSA (Prova do Antígeno Prostático), que detecta sintomas que sugerem problemas na próstata, para prevenir o câncer em homens.

O objetivo é conscientizar os homens com idade de 45 anos acima sobre a importância de fazer o exame e obter diagnóstico rápido do câncer de próstata. Em parceria com um laboratório, foram disponibilizados testes rápidos e exames, e aproximadamente 200 homens participaram da campanha.

A iniciativa faz parte da campanha “Azul e Rosa”, uma ação unificada de prevenção a dois tipos de câncer, de próstata e mama, a fim de chamar a atenção de homens e mulheres do município para os cuidados com a saúde de forma preventiva. Na abertura a mobilização contou a participação de mais de 20 profissionais de diversas áreas e especialidades.

Nesta etapa a mobilização teve início por volta das 04h, da madrugada, com público da zona urbana e rural, com a coleta da amostra de sangue para a realização do PSA total, e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Na ocasião, o idealizador da campanha, Edson Ribeiro, promoveu uma palestra com orientações sobre a campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar os homens acerca da prevenção contra o câncer de próstata.

Durante a ação, o prefeito Nonato Alencar, esteve presente realizou o exame preventivo, e em entrevista ao Portal InfoNewss destacou que a detecção precoce e o cuidado em geral com a saúde são essenciais. “É um trabalho que se faz em benefício da nossa população com idade de 45 anos acima. Isso só vem nos dar mais segurança, pois sabemos que a incidência de câncer de próstata é grande não só aqui na nossa região, mas em todo o Brasil. É uma ação importantíssima e de grande valia, e vamos continuar fazendo esse trabalho periodicamente. O câncer de próstata quando detectado ainda cedo tem muitas chances de cura e é por isso que fazemos esse trabalho preventivo em prol da sociedade a fim de que possamos assegurar a vida dessas pessoas por muito tempo”, disse.

O gestor ressaltou ainda, que com objetivo aproximar os serviços públicos da saúde e garantir mais acessibilidade à população que reside na zona rural do município, a secretaria de saúde levará o serviço para comunidades da zona rural de Francisco Macedo. “Nem todas as pessoas estão disponíveis para vir até a sede do município. Com isso expandimos e vamos levar para as comunidades e povoados, pois existem pessoas com dificuldades de locomoção e também falta de transportes”, destacou.

Em entrevista ao Portal InfoNewss, o secretário de Saúde, Cristóvão Alencar, falou sobre a programação da campanha que engloba todo o público masculino e feminino de Francisco Macedo. “Estamos iniciando os procedimentos com os exames de PSA para homens acima de 45 anos com o intuito de prevenir a alertar nossa população, onde logo e seguida estremos concluindo o ciclo ofertando e levando o serviço para comunidades da zona rural, com a realização de exames de ultrassonografia para homens e mulheres. ” Explanou.

Cristóvão destacou e agradeceu o empenho do prefeito Nonato Alencar com a saúde do município. “Através do prefeito Nonato e da Secretaria, estamos realizando todos de forma gratuita, porque queremos que todas as mulheres e homens da nossa querida cidade sejam acompanhados e em uma eventual alteração possamos diagnosticar precocemente para ter a cura. ” Acrescentou.

Vale destacar, que durante toda a mobilização foi servido um café da manhã para todos os pacientes.

Programação;

Dia 09 de janeiro, pela manhã os trabalhos serão realizados no povoado Retiro para homens e, durante a tarde, para mulheres.  Dia 10, no povoado Cabaceiras, seguindo o mesmo cronograma. Pela manhã os atendimentos são para os homens e a tarde serão para as mulheres. Dia 11, serão realizadas na sede do município apenas para as mulheres. Dia 12, também na sede, somente para homens.

Veja algumas fotos;

Da redação, InfoNewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui