27 C
Picos

Atividades lúdicas, palestra, entrega de enxovais e certificação do bebê prefeito encerram a 6° Semana do Bebê em Belém do Piauí

#

O Governo Municipal de Belém do Piauí, através das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, encerrou na noite desta quarta-feira, 27, a VI Semana do Bebê que este ano teve com temática central, “Todos Juntos pela Primeira Infância”.

O município realizou, no período de 25 a 27 de novembro, a Semana do Bebê, uma estratégia proposta pelo UNICEF com foco na garantia e a promoção do direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil de crianças de até 6 anos de idade.

MATÉRIA RELACIONADA – BELÉM | VI Semana do Bebê é aberta com caminhada, recreação e cinema infantil; veja fotos do 1° e 2 ° dia

As atividades de encerramento aconteceram durante todo o dia desta última quarta, no auditório da Escola Municipal Monte Sinai. Logo pela manhã, foi realizada uma capacitação para os profissionais da saúde, com o tema: “Promoção do Parto Normal”, ministrada pela especialista em enfermagem obstétrica, Emanuela Leal.

O ponto alto do evento foi efetuado durante a noite, com a realização de várias atividades lúdicas, e contou com a presença de diversas autoridades, e o público alvo, bem como, mães, gestantes, pais, crianças, e profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social.

A eventualidade foi oficialmente aberta pelo secretário de Saúde, Nil Boeiro, que fez um balanço e ressaltou a importância da semana do bebê. “Realizamos durante todo o decorrer da semana diversas ações voltadas ao público alvo, que são crianças e gestantes, promovidas pelas três Secretarias Municipais envolvidas. O momento é de agradecimento, e eu quero agradecer a cada um de vocês que se fizeram presentes, ao prefeito Ademar e toda administração pelo empenho, responsabilidade e o cuidado com a primeira infância”, disse.

A articuladora do Selo Unicef, Olisabel Silveira, falou sobre o programa no município e a realização da semana do bebê. “O selo Unicef é um programa extenso, e a semana do bebe é apenas uma das atividades que fazem parte de desse trajeto, um trabalho que busca a qualidade para com o nosso público. Quero aqui agradecer aos secretários Jucenildo de saúde, Anaías de assistência social e Cláudia de educação, pelo engajamento e comprometimento com o Selo e as políticas públicas, como é o caso da Semana do Bebê. Agradecer também a gestão municipal através do preito Ademar e o apoio do Legislativo por meio do vereador Bernardino, além do grande companheiro nosso que é o conselho tutelar”, ressaltou.

Durante o evento, o vice-prefeito Francisco Reis, fez a entrega do título e a chave simbólica da Cidade ao Bebê Prefeito, Luan Francisco. A condição simbólica para concorrer ao título, foi ter sido a primeira criança nascida no município durante as comemorações da Semana do Bebê.

A ação visa conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com as crianças entre zero e seis anos e a garantia do desenvolvimento e o direito à sobrevivência, em especial os recém-nascidos.

Luan foi o primeiro bebê a nascer durante a Semana do Bebê em um parto cesáreo realizado na segunda-feira, 25, às 16h40, no Hospital Regional Justino Luz, em Picos-PI, filho de Luciana da Costa Gomes e Francisco Pedro Sousa Silva, pesando 4.4 kg e medindo 49 centímetros. Bastante emocionada a mãe recebeu além chave do município, um álbum com o ensaio de gestante, que foi entregue pela secretária de Assistência Social, Anaías Carvalho.

O evento contou também com a apresentação do grupo humorístico “Mímicos da Alegria”, que em um momento recreativo provocou risos e fez a alegria dos presentes.

Além disso foram realizadas apresentações culturais, iniciando com o Grupo de Balé, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, uma ação da Secretaria de Assistência Social, seguido por com alunos da Creche Tia Joaninha, que cantaram e dançaram a música “Homenzinho torto”, e com os alunos da Pré-Escola Jeude José Dias, com a coreografia da música “Turma do Cristãozinho”, finalizando as apresentações a aluna Jane Fabilly, da Pré-Escola, leu um poema com o tema da Semana do Bebê.

Ademais, foi realizado também o ato de premiação dos alunos vencedores do concurso de desenho, realizado entre os alunos da Creche Tia Joaninha e da Pré-Escola Jeude José Dias, tendo como vencedores as estudantes, Ytala Vitória Silva Coelho, da Creche, e Daunne Kelly Dias Oliveira, da Pré-Escola.

Finalizando, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou a entrega de 20 kits enxovais para o grupo de gestantes que são assistidas pelo programa Criança Feliz no município.

Estiveram presentes durante o encerramento da semana do bebê, o vice-prefeito Tico de Constâncio, a vereadora Roseane Ribeiro, a ex-prefeita Débora Noronha, os secretários municipais Juscenildo Boeiro (de Saúde), Cláudia Ribeiro (de Educação) e Anaías Bezerra (de Assistência Social), a coordenadora da Atenção Básica, Janaina Alencar, a articuladora do Selo, Olisabel Silveira, o enfermeiro Wolney Barros, conselheiros tutelares, profissionais, adolescentes do NUCA, mães, gestantes, crianças e a comunidade em geral.

Veja Imagens – FOTOS | Encerramento da 6ª Semana do Bebê em Belém do Piauí

Da redação, InfoNewss.com

Mateus Ribeiro
Mateus Ribeirohttps://www.infonewss.com
Cofundador do Portal Info Newss. Formado em Ciências Contábeis, pela Faculdade FACISA (Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina), Técnico em Informática formado pelo Instituto EAD.
Veja também
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui