Município de Vera Mendes tem decreto de situação de emergência reconhecido pelo Governo Estadual e Federal

Vera Mendes
Imagem Aérea de Vera Mendes - Foto: InfoNewss

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu nesta segunda-feira, dia 23 de maio, através da portaria n.º 1.573, situação de emergência no município de Vera Mendes — PI, devido à estiagem.

Com a concessão da situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, o município está apto a solicitar recursos por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional para atendimento à população afetada.

Vale destacar, que para ser reconhecido situação de emergência no município, a administração municipal, que tem a frente o prefeito Dr. Carlim, decretou situação de emergência em toda extensão territorial do município, através do decreto n.º 009/2022.

Prefeitura de Vera Mendes – Vera Mendes – PI

Conforme os relatórios técnicos obtidos pelo INMET, o município apresentou um baixo índice pluviométrico desde o mês fevereiro, o que se protelou no mês de março para uma anormalidade sem ocorrências de chuvas satisfatórias e constatando-se a existência de situação anormal provocada pela estiagem.

Nesse contexto, foi constatado através dos dados meteorológicos e observatórios em campo, que a falta de chuvas ocasionou diversos danos as fontes de água, e que os poços artesianos têm perdido seu potencial para abastecimento, dificultando até mesmo a chegada da água potável às famílias que dependem do abastecimento de cisternas.

O prefeito de Vera Mendes, Dr. Carlim, informou que em decorrência da estiagem, ocorreu uma redução considerável na produção agrícola, colocando em risco a produção animal, principais atividades econômicas do município, sendo em que 68% da população do município reside na zona rural e dependem da agricultura. “Em função disso, pode-se constatar que a estiagem está resultando em elevado prejuízo econômico, além dos prejuízos que acometem a área rural e consequentemente atinge o comércio local, comprometendo a capacidade de resposta do município e a necessidade da intervenção federal. Quero destacar ainda, o excelente trabalho de toda equipe da secretaria municipal de agricultura, na pessoa da engenheira agrônoma e secretária Genia Sousa, bem como, a Condec, representado pelo senhor Miqueias Dias, desde o ano de 2021.” Destacou.

Prefeito de Vera Mendes — PI, Carlos José da Silva, o Dr. Carlim.

A secretária Municipal de Agricultura, Recursos Hídrico e Meio Ambiente de Vera Mendes, Genia Sousa, realçou que os impactos da estiagem tem afetado diretamente a economia do município, firmada nas atividades agrícolas, pecuária e a apicultura, e a baixa média pluviométrica da safra 2022, afetou toda a cadeia. “No que tange a agricultura tivemos uma perda de 60% da produção do feijão e 75% da produção do milho, ainda, foi relatado pelos apicultores que a florada apícola não teve produção satisfatória para a alimentação das abelhas e produção do mel, resultando também na perca de enxames pela escassez de alimento.” Disse.

Secretária Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Vera Mendes, Geania Sousa.