
Faleceu na madrugada desta sexta-feira, 4 de julho, aos 100 anos, em sua residência, a senhora Helena Anália de Carvalho, figura respeitada e querida em Massapê do Piauí.
Nascida em 2 de janeiro de 1925, na comunidade Gameleira, Dona Helena era filha de Anália de Carvalho e Antônio Matias (ambos in memoriam) e construiu uma vida marcada pelo afeto, trabalho e união.
Casada com Justino da Costa (in memoriam), ela foi a matriarca de uma família numerosa e unida, criando seus oito filhos — Francisco, Emídia, Deuselite, Constâncio, Alberto, Francinaldo, Maria e Celina (in memoriam) — com valores de respeito, compromisso e amor ao próximo.
Sua história não se limitou à criação dos filhos: Dona Helena deixou um legado que atravessou gerações. Era avó de 31 netos, bisavó de 46 bisnetos e trisavó de 2 tataranetos.
Nos últimos anos, Dona Helena vinha enfrentando problemas de saúde próprios da idade avançada, e seu quadro se agravou recentemente. Apesar dos cuidados, ela não resistiu e veio a óbito em casa, cercada pelo carinho dos entes mais próximos.
No início deste ano, a centenária foi homenageada com uma grande festa em Massapê do Piauí, reunindo familiares, amigos e admiradores que celebraram sua trajetória de superação e alegria.
Em nota divulgada, a família informou que o velório está sendo realizado na residência da falecida, e o sepultamento está previsto para às 16h desta sexta-feira, no cemitério da localidade Várzea Grande, zona rural do município.